Euronymous se oporia ao black metal da extrema direita, diz amigo do ex-membro do Mayhem
Por Emanuel Seagal
Postado em 21 de março de 2023
Ivar Bjørnson criou o Enslaved aos 13 anos, após o término da banda de death metal Phobia. Hoje, três décadas depois e com 16 álbuns lançados, o grupo norueguês permanece como um dos grandes nomes do metal extremo norueguês.

Em entrevista realizada por Matt Mills, da revista Metal Hammer, para promover o novo disco do grupo, "Heimdal", o músico relembrou o passado e falou sobre sua amizade com Øystein Aarseth, falecido membro do Mayhem conhecido pelo pseudônimo Euronymous, e assassinado em 1993.
Enslaved lança "Heimdal", seu novo álbum de estúdio; confira detalhes
"Tive a sorte de conhecer Euronymous, pois eu era um garoto muito novo. Qualquer crença esotérica ou satânica que ele tinha, ele não discutia comigo. Tudo o que tínhamos em comum era a música e guitarras. Eu me lembro de ir em sua loja de discos e tentar impressioná-lo: 'Você tem algo extremo?' E ele falava: 'Cale a boca! Ouça isso!' e me mostrava algum disco progressivo norueguês", relembrou.
Sem citar músicos ou bandas em específico, Ivar falou sobre a relação do black metal com a extrema direita: "As pessoas tentam conectar o black metal norueguês com coisas politicamente problemáticas na extrema direita, mas Euronymous pensava na comunidade. Ele foi assumidamente comunista e teria sido contra tudo o que veio depois, quando o black metal passou a ser sobre se posicionar acima dos outros."
O líder do Enslaved soube da morte de Euronymous através do noticiário. "Ainda bem que eu e Grutle (vocalista e baixista do Enslaved) passamos essa jornada inteira juntos. Ele tinha um relacionamento ainda mais próximo com o Euronymous; já que tinham mais ou menos a mesma idade, podiam falar sobre coleções de vinil, mulheres e coisas de adulto. Teria sido bem ruim se não fôssemos uma dupla e falássemos bastante sobre o que ocorreu", contou.
Vale citar que a entrevista em questão foi realizada antes do cancelamento do show do Mayhem em Porto Alegre.
Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps