Jack Bruce: "Bateristas gostam de tocar comigo porque eu os faço soarem bem"
Por André Garcia
Postado em 06 de março de 2023
Muitos dos músicos que brilharam na segunda metade da década de 60 no rock britânico, no começo da década, já tocaram juntos em algum momento — a cena londrina era um ovo. Assim como Ritchie Blackmore e Jimmy Page já tocaram juntos em estúdio um dia, já dividiram o palco Charlie Watts e Jack Bruce.
Cream - Mais Novidades
Em entrevista para a Guitar World, o baixista do Cream foi perguntado sobre essa tal banda, e eu sua resposta ele contou o motivo pelo qual bateristas adoravam tocar com ele.
Guitar World: Em 1962, você entrou para o Blues Incorporated, de Alexis Korner, com Charlie Watts na bateria. Suponho que vocês formaram uma bela sessão rítmica.
Jack Bruce: Ah, sim, foi mesmo. Sempre gostei da forma como o Charlie toca, [só que] ele ainda não tinha encontrado completamente o seu estilo. Ele adora jazz — é quase uma devoção —, e acho que ele é o que você poderia chamar de baterista gentleman. Ele tem uma levada muito boa. Acho que bateristas gostam de tocar comigo porque eu os faço soar bem. Essa é a função do baixista. Lembro de ter ido a um seminário que Billy Cobham estava dando e alguém perguntou qual era o baixista favorito dele. Ele não sabia que eu estava lá, e respondeu "Jack Bruce". Se não me engano, a justificativa que ele deu foi a abordagem rítmica e harmônica que eu escolhia para tocar as coisas de uma certa maneira."
Ainda no ano de 1962 Charlie Watts se juntou aos recém-formados Rolling Stones. No ano seguinte, Jack Bruce entrou para o Graham Bond Organisation, onde tocou com Ginger Baker, com quem em 1966 formaria o Cream, tendo Eric Clapton na guitarra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure


A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
Rush: Geddy Lee revela quais os 10 baixistas favoritos dele


