Editora da UERJ lança livro sobre metal e rock angolanos
Por Ricardo Zentgraf
Postado em 22 de março de 2023
Na quinta-feira, 30 de março, às 17h, a Editora da UERJ lança "We do rock too: formas de criatividade do movimento do rock angolano". Na ocasião, haverá um debate com a autora da obra, a pesquisadora Melina dos Santos, com a professora Cíntia SanMartin (Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ) e o professor Washington Nascimento (Programa de Pós-graduação em História da UERJ). A Livraria da EdUERJ fica no Campus Maracanã da UERJ, no hall do térreo.

"We do rock too" analisa o panorama atual e as raízes históricas e culturais do movimento roqueiro de Angola. Os rockers angolanos demonstram como o consumo de metal/rock aponta uma forma de expressão da identidade e da angolanidade.
Em sua pesquisa, Melina dos Santos realizou 22 entrevistas com integrantes das bandas (em atividade ou não) e acompanhou a sessão de gravações do primeiro álbum da banda Dor Fantasma, em Luanda; além de manter contato com produtores e outros profissionais vinculados ao panorama roqueiro angolano.
Além de uma viagem pela cultura rock/metal de Angola, "We do rock too" estimula um questionamento sobre o que constitui verdadeiramente uma cultura rock, criando assim um antídoto à imposição de modelos americanos ou eurocêntricos de cultura roqueira.
A publicação da EdUERJ traz ainda um QR Code que dá acesso a uma playlist do Youtube selecionada pela autora com bandas e artistas citados no livro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure


Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Prostitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 1
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977


