A letra do RPM em que Paulo Ricardo subverte para superar condição da infância
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta, em vídeo, a história de "Olhar 43", música escrita por Luis Schiavon e Paulo Ricardo e lançada pelo RPM em seu disco de estreia, "Revoluções por Minuto", de 1985. Ela também aparece no "Rádio Pirata ao Vivo" do mesmo ano, em versão que também fez bastante sucesso.
RPM - Mais Novidades
"Ela fala sobre a timidez e a miopia do Paulo Ricardo", conta Júlio. "Comecei a usar óculos aos nove anos. Chegou um coleguinha na classe com óculos e eu fui naturalmente zoar. Num determinado momento, pedi para ele me emprestar os óculos. Coloquei os óculos dele de brincadeira e eu vi o mundo como ele realmente era e eu não sabia" relata Paulo Ricardo em uma filmagem exibida por Júlio.
Mais adiante, é exibida outra filmagem de Paulo falando sobre o processo de composição da letra: "É uma espécie de ourivesaria, de joia lapidada, foram dias trabalhando nessa letra, nunca estava satisfeito. E cada palavra, cada frase foi muito pensada". Júlio então conta que, no fim das contas, Paulo teve a ideia de falar sobre um garoto introvertido que olha para uma mulher, fica alucinado por ela, não sabe como chamar atenção e fica divagando na cabeça, até que ela vai embora com outro e o cara, revoltado, decide lançar um olhar, o "Olhar 43".
O menino introvertido, como já deu pra perceber, era o Paulo Ricardo, conforme ele mesmo conta: "Passei minha adolescência como um nerd, um cara que usava óculos, um cara tímido, todo filme se passa na minha cabeça. Em nenhum momento ela sabe de nada e ela fica ali enquanto eu imagino..."
Então Júlio explica que o tal olhar acontece por causa da miopia: "Sabe por que tem essa história de fechar os olhos? Por causa da miopia. Quem é míope deve ter esse hábito, quando não está de óculos, de fechar um pouquinho os olhos, porque você contrai as córneas e torna os objetos distantes mais focados".
Em participação no 4Talkcast no ano passado, onde Paulo Ricardo explica "O verdadeiro significado por trás do hit 'Olhar 43'", o cantor disse: "Era uma espécie de autobiografia. Sempre fui muito tímido e míope. Comecei a usar óculos aos 9 anos e aos 15 estava com quatro graus de miopia. Era praticamente cego! Comecei a usar lentes de contato depois. Essa coisa do míope se expressar pelo olhar, tentar enxergar apertando o olho. O tímido tem essa dificuldade de chegar na menina, romper a barreira, chegar verbalmente, jogar um xaveco. O 'Olhar 43' então é a grande canção do tímido".
Já quando esteve no The Noite do Danilo Gentili em janeiro de 2023, na parte em que Paulo explicou a curiosa origem e o significado real da canção, ele falou sobre a questão do número 43: "É de um programa da TV Tupi, um programa humorístico chamado 'Balança Mas Não Cai'. E havia esse sedutor, esse galanteador do prédio que era o Tutuca, e ele chegava no playground e sempre tinham umas garotas. E ele (dizia): 'olha ali rapaz, deixa comigo que vou mandar meu olhar 99'. E ele sempre tinha um olhar, cada semana era um olhar diferente", se referindo aos números que eram sempre alterados. Inclusive o "43" do título da música foi aleatório".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Com 174 shows, Wacken Open Air 2026 vende todos os ingressos
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
Judas Priest venderá edição de 50 anos de "Sad Wings of Destiny" em shows
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A banda que vendia disco pra caramba mas que David Bowie não reconheceria na rua
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Resenha - Ten Years After - Marenna
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin

Onde fica a Ilha do Norte cantada por Paulo Ricardo em "Revoluções por Minuto"
Há 40 anos, "Rádio Pirata Ao Vivo" transformava o RPM em um fenômeno sem precedentes
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Roger sobre cenário dos anos 80: "Antes era todo mundo se ajudando, depois virou competição"
Por que RPM tinha vergonha de tocar "Olhar 43" nos shows, segundo Luiz Schiavon


