A letra do RPM em que Paulo Ricardo subverte para superar condição da infância
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta, em vídeo, a história de "Olhar 43", música escrita por Luis Schiavon e Paulo Ricardo e lançada pelo RPM em seu disco de estreia, "Revoluções por Minuto", de 1985. Ela também aparece no "Rádio Pirata ao Vivo" do mesmo ano, em versão que também fez bastante sucesso.
RPM - Mais Novidades
"Ela fala sobre a timidez e a miopia do Paulo Ricardo", conta Júlio. "Comecei a usar óculos aos nove anos. Chegou um coleguinha na classe com óculos e eu fui naturalmente zoar. Num determinado momento, pedi para ele me emprestar os óculos. Coloquei os óculos dele de brincadeira e eu vi o mundo como ele realmente era e eu não sabia" relata Paulo Ricardo em uma filmagem exibida por Júlio.
Mais adiante, é exibida outra filmagem de Paulo falando sobre o processo de composição da letra: "É uma espécie de ourivesaria, de joia lapidada, foram dias trabalhando nessa letra, nunca estava satisfeito. E cada palavra, cada frase foi muito pensada". Júlio então conta que, no fim das contas, Paulo teve a ideia de falar sobre um garoto introvertido que olha para uma mulher, fica alucinado por ela, não sabe como chamar atenção e fica divagando na cabeça, até que ela vai embora com outro e o cara, revoltado, decide lançar um olhar, o "Olhar 43".
O menino introvertido, como já deu pra perceber, era o Paulo Ricardo, conforme ele mesmo conta: "Passei minha adolescência como um nerd, um cara que usava óculos, um cara tímido, todo filme se passa na minha cabeça. Em nenhum momento ela sabe de nada e ela fica ali enquanto eu imagino..."
Então Júlio explica que o tal olhar acontece por causa da miopia: "Sabe por que tem essa história de fechar os olhos? Por causa da miopia. Quem é míope deve ter esse hábito, quando não está de óculos, de fechar um pouquinho os olhos, porque você contrai as córneas e torna os objetos distantes mais focados".
Em participação no 4Talkcast no ano passado, onde Paulo Ricardo explica "O verdadeiro significado por trás do hit 'Olhar 43'", o cantor disse: "Era uma espécie de autobiografia. Sempre fui muito tímido e míope. Comecei a usar óculos aos 9 anos e aos 15 estava com quatro graus de miopia. Era praticamente cego! Comecei a usar lentes de contato depois. Essa coisa do míope se expressar pelo olhar, tentar enxergar apertando o olho. O tímido tem essa dificuldade de chegar na menina, romper a barreira, chegar verbalmente, jogar um xaveco. O 'Olhar 43' então é a grande canção do tímido".
Já quando esteve no The Noite do Danilo Gentili em janeiro de 2023, na parte em que Paulo explicou a curiosa origem e o significado real da canção, ele falou sobre a questão do número 43: "É de um programa da TV Tupi, um programa humorístico chamado 'Balança Mas Não Cai'. E havia esse sedutor, esse galanteador do prédio que era o Tutuca, e ele chegava no playground e sempre tinham umas garotas. E ele (dizia): 'olha ali rapaz, deixa comigo que vou mandar meu olhar 99'. E ele sempre tinha um olhar, cada semana era um olhar diferente", se referindo aos números que eram sempre alterados. Inclusive o "43" do título da música foi aleatório".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
Wacken Open Air anuncia mais de 55 atrações confirmadas para 2026
Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
O dia que Paulo Ricardo entrevistou o Iron Maiden no "The Number of the Beast"
Fernando Deluqui explica erro na divulgação da morte de P.A. quando baterista estava em coma
A banda clássica dos anos 1970 que inspirou o nome do "novo" RPM
O megahit de Milton e Elis que RPM cogitou gravar antes de optar por "London London"
Como foi para Luiz Schiavon a experiência de trabalhar por anos no Domingão do Faustão


