Kiss: A faixa do "Crazy Nights" que poderia ter sido um hit, segundo Bruce Kulick
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2023
Entre os fãs do Kiss, a fase mascarada nos anos 70 é unânime; já a fase desmascarada, na década seguinte, divide opiniões. Principalmente em 1987, quando a banda se rendeu aos teclados e ao hair metal em "Crazy Nights".
Em entrevista para a Ultimate Classic Rock, o guitarrista solo daquela época, Bruce Kulick, disse que a música "Turn on the Night" poderia muito bem ter sido um hit.
"Ela era super cativante, e, pelo meu gosto, não chegava a ser 'pop demais' para o Kiss. Com a produção de Ron Nevison e os teclados se tornando parte do som no 'Crazy Nights', ela tinha teclados o bastante para não ser muito pesada. Com certeza, se tivesse sido um hit nas rádios, como 'Crazy Crazy Nights', nós teríamos sido obrigados a tocar ela."
Bruce Kulick, que nos últimos anos lidera uma espécie de banda cover oficial do Kiss desmascarado, inclui "Turn on the Night" em seu repertório. Só que sem os teclados, afinal, "não tenho um tecladista". Nos shows, ela é "sempre recebida com muitos aplausos, e todo mundo canta junto. 'Turn on the Night' é um hino agradável, e tem uma vibe animadora que causa uma comunhão com a plateia."
"Um dos destaques de tocá-la ao vivo tem sido estender o final. Eu fiz isso de forma grandiosa quando meu irmão Bob [Kulick] e eu revezamos os solos no Kiss Kruise de 2017. Os vídeos provam que se trata de uma ótima música para apresentações ao vivo. Ela deveria ter feito parte do setlist da turnê de 'Crazy Nights'", concluiu.
Ron Nevison iniciou sua carreira como engenheiro de som nos anos 70, em álbuns como "Quadrophenia" (1973), do The Who, e "Physical Graffiti (1975), do Led Zeppelin. Na década seguinte, como produtor, ele assinou trabalhos como "The Ultimate Sin" (1986), do Ozzy Osbourne, e os dois álbuns do Damn Yankees.
Sobre "Crazy Nights", ele disse ao KissFAQ: "O Kiss viu o que [Bon Jovi] estava fazendo com 'Livin' On a Prayer' e aquelas coisas. E eu queria elevar o Kiss ao mesmo patamar. Em vez de vender 500, 700 mil cópias — uma quantidade respeitável, principalmente hoje em dia —, eu queria algo ainda maior."
Olhando em retrospecto, Paul Stanley certa vez deu ao "Crazy Nights" três estrelas de cinco: "Considero [que era para ter sido] um álbum melhor do que como acabou soando. Acho que soa um pouco artificial. O material (e o que poderia ter sido) era melhor do que o que acabou sendo. Mas está longe de ser algo do qual eu tenha vergonha. Tentei compor no teclado [na época], especialmente em 'Crazy Nights', porque queria ver como isso afetaria minha escrita."
"Crazy Nights" foi um sucesso comercial, tendo chegado a platina dupla nos Estados Unidos e vendido mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar disso, a recepção foi mista, com parte dos fãs e críticos reclamando que a banda estava apenas tentando seguir a moda da época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
Peter Criss, baterista original do Kiss, anuncia detalhes de novo álbum solo
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
A pior música do melhor disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence; "Péssima"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Quando Ace Frehley disse ter visto um OVNI pousar no quintal e levado um soco de fantasma
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath
Paul Stanley relembra como o Kiss tratava bandas de abertura, como o AC/DC


