A decepção de Chris do Black Crowes ao ver o que Steven Tyler andava fazendo
Por Bruce William
Postado em 23 de março de 2023
Formado em 1984 em Atlanta, na Geórgia, pelos irmãos Chris e Rich Robinson, The Black Crowes marcou por seu estilo misturando rock clássico, blues e soul, tendo vendido mais de 15 milhões de álbuns desde então. Dentre idas e vindas, a banda encerrou atividades em 2015 por divergências entre os irmãos, mas retornou aos palcos em 2019 com shows em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde tocaram em março de 2023.
Dentre as várias influências assumidas do Black Crowes estão várias bandas clássicas, incluindo o Aerosmith: "Sou um grande fã deles, adoro especialmente o 'Night In the Ruts' e o 'Draw the Line', dois discos com músicas fantásticas e únicas", disse Chris em uma ocasião, elogiando o magnífico trabalho feito pelos músicos e também por Steven Tyler, que embora não tenha servido de influência direta para Chris, é alguém que ele aprecia e respeita bastante.
Eis que, na virada dos anos noventa, o Black Crowes foi uma das bandas que abriu alguns shows do Aerosmith. Foi quando Chris diz ter percebido algo que o deixou estarrecido: Steven Tyler usava algum tipo de apoio vocal nos shows! Na época, Chris batia na tecla que o rock'n'roll deveria ser mantido da forma mais pura e autêntica possível, e dentre outras coisas ele dizia, segundo a Classic Rock: "Se você é um artista e leva isso a sério, deve se apresentar com suas habilidades naturais. Você sobe ao palco e arrisca como todos os outros. As pessoas nos dizem: 'Cara, ouvi algumas notas ruins no seu show esta noite'. Bem, foda-se, você ouviu algumas notas ruins. Você viu uma banda de verdade esta noite, não foi?".
O vocalista do Black Crowes falou sobre o assunto anos mais tarde conforme citado pela Far Out Magazine: "Fizemos uma turnê com eles e eu ainda era bem jovem, e fiquei chocado que eles usassem fitas para as vozes de Steven Tyler. Não em tudo que ele cantava, claro", contou Chris. Porém o tempo fez ele perceber que, apesar de polêmico, aquilo não era tão incomum quanto ele pensou na época: "Mas você sabe, as pessoas daquela época estavam usando tapes. Robert Plant estava fazendo isso. Eu mencionei isso em minha primeira entrevista para a Rolling Stone e recebi mensagens desagradáveis de todos os envolvidos! 'O que você está fazendo, moleque?' Eu pedi desculpas pelos comentários, mas é que aquilo foi muito chocante para mim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps