O clássico do Skank que nasceu durante o inesquecível Rockgol, da MTV
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de março de 2023
A banda mineira Skank gravou muitas músicas marcantes durante a sua brilhante e respeitável trajetória, que infelizmente, está chegando ao fim. Uma dessas músicas é a inesquecível "É Uma Partida de Futebol", que como seu título sugere, narra um jogo fictício do melhor esporte criado pelo ser humano.
Lançada em 1996, como faixa de abertura do álbum "O Samba Poconé", "É Uma Partida de Futebol" começou a ser escrita durante o torneio Rockgol, organizado pela MTV Brasil. O campeonato, disputado entre 1995 e 2013, reuniu vários nomes da música brasileira, que protagonizaram grandes momentos do esporte bretão.
Samuel Rosa, guitarrista e vocalista do Skank, contou a história do hit futebolístico em um vídeo compartilhado no seu canal do Youtube em maio de 2021.
"A música escolhida para o quadro ‘Como fiz essa canção’ de hoje começou a ser desenhada num torneio da MTV, no Rockgol. Eu já falei aqui sobre ele, é um torneio que começou nos anos noventa e se estendeu pelos anos dois mil. O Skank se sagrou campeão desse torneio por três três oportunidades e foi exatamente num desses torneios que eu me encontrei com Nando Reis.
A gente pensando numa composição, pensando nos temas e ele, outro apaixonado por futebol e apaixonado pelo seu tricolor paulista, o São Paulo, falou ‘Por que que a gente não faz uma música Samuel? Estão os dois aqui de chuteira, por que que a gente não faz uma música com o tema futebol?’, um tema que foi tão corriqueiro em outras gerações na música popular brasileira, né?".
O famoso clipe
"É uma partida de Futebol" ganhou um clipe, que mostra a banda assistindo um clássico disputado entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, clubes para os quais torcem os integrantes do Skank.
"Hoje a música não anda sozinha, ela só anda com clipe, né? O clipe ficou muito representativo, gravado num dia de clássico, Cruzeiro e Atlético, um dos maiores clássicos do mundo, de maior rivalidade, de maior beleza, e que ganha agora cem anos na sua história (...).
[Cruzeiro e Atlético] Despertaram a nossa paixão de torcedor, nossa paixão pelo futebol, tanto da parte atleticana quanto da parte cruzeirense. Então Cruzeiro e Atlético são muito responsáveis pelo nosso amor pelo futebol".
Veja abaixo o vídeo completo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps