Jack Bruce recebia duras críticas a seu estilo de tocar antes do Cream
Por André Garcia
Postado em 18 de março de 2023
O Cream foi um dos primeiros (e maiores) dos supergrupos, formado por aqueles que eram três dos melhores músicos da Inglaterra em meados dos anos 60: Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker. Fartos de tocar em bandas de terceiros, eles decidiram formar a própria e somar forças para buscar fazer a mistura definitiva de blues, rock e psicodelia. O trio durou apenas de 1966 a 68, mas, apesar de tão breve, escreveu seu nome na história.
Cream - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, o baixista Jack Bruce comentou as críticas que recebia por seu virtuoso estilo de tocar. Críticas essas que muitas vezes partiam dos próprios colegas de banda, principalmente o baterista Ginger Baker.
"Eu estava recebendo muitas críticas, não apenas do Ginger, mas de muitos lugares, por essa abordagem melódica, chamada de 'embolada', em vez de tocar apenas quatro batidas na música ou algo assim. Eu quase desisti. Ficava muito magoado com tudo aquilo. Para mim, eu estava fazendo coisas interessantes. Eu fui influenciado por James Jamerson, por exemplo, gente assim."
Ao ser questionado se Ginger mudou de opinião sobre ele conforme eles dividiram o palco no Cream, sua resposta foi pessimista:
"Não acredito que ele um dia tenha mudado de ideia, na verdade. É provável que até hoje ele ache que eu deveria ficar lá parado fazendo [imita uma linha de baixo de uma nota só]. Não tinha muita gente fazendo o que eu almejava fazer. Aquilo ainda não tinha rolado, então coube a gente como eu fazer acontecer", concluiu.
O Cream se reuniu em 2005 para fazer suas apresentações finais, e justamente no Royal Albert Hall — o mesmo palco de seu show de despedida, em 26 de novembro de 1968. Atualmente, Eric Clapton é o único membro vivo: Jack Bruce morreu em 2014 e Ginger Baker em 2019.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser


As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda que John Lennon se achava ruim demais para integrar: "O que eu faria ali?"


