André Barcinski diz que rock nunca foi sucesso de venda no Brasil e dá argumentos
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de março de 2023
O rock brasileiro começou a ganhar força nos anos 1970 e na década seguinte diversas bandas consolidariam o estilo. Mas será que o gênero vendia muito e era tão forte quanto a música romântica?

Em entrevista ao canal Alta Fidelidade, André Barcinski, autor do livro "Pavões Misteriosos", conta um pouco mais sobre sua pesquisa a respeito da música brasileira e diz que o rock nunca foi campeão de vendas no Brasil.
"Comecei a entrevistar essa galera dos anos 1970 como Guilherme Arantes, Sidney Magal e Gretchen para entender como foi a carreira deles. É muito parecido. Eles orbitavam gêneros musicais que não vendiam tanto e depois se transformaram em outra coisa e começaram a vender. Pega o Sidney Magal. Ele cantava bossa nova em restaurantes. Ele virou o que é depois. O Guilherme Arantes tinha uma banda de rock progressivo, que era o Moto Perpétuo. Ele tinha uma carreira prévia antes de ser o grande galã do Chacrinha. Isso me incentivou a tentar entender o mercado brasileiro, que sempre foi avesso a rock. É engraçado isso. As pessoas dizem que o rock brasileiro vendia muito. Será? Vendia mesmo? Vocês foram ver as paradas de sucesso para ver se vendia ou o Roberto Carlos continuava vendendo mais? A conclusão que cheguei é que o Brasil teve uma explosão do pop no meio dos anos 1970, por motivos que tento explicar no meu livro. Isso tem a ver com as circunstâncias econômicas, culturais e sociais da época".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"


O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião
Bandas nacionais de rock dos Anos 80 que o tempo esqueceu
Cover: 15 bandas que são quase tão boas quanto o original
As regras do Punk Rock


