André Barcinski diz que rock nunca foi sucesso de venda no Brasil e dá argumentos
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de março de 2023
O rock brasileiro começou a ganhar força nos anos 1970 e na década seguinte diversas bandas consolidariam o estilo. Mas será que o gênero vendia muito e era tão forte quanto a música romântica?

Em entrevista ao canal Alta Fidelidade, André Barcinski, autor do livro "Pavões Misteriosos", conta um pouco mais sobre sua pesquisa a respeito da música brasileira e diz que o rock nunca foi campeão de vendas no Brasil.
"Comecei a entrevistar essa galera dos anos 1970 como Guilherme Arantes, Sidney Magal e Gretchen para entender como foi a carreira deles. É muito parecido. Eles orbitavam gêneros musicais que não vendiam tanto e depois se transformaram em outra coisa e começaram a vender. Pega o Sidney Magal. Ele cantava bossa nova em restaurantes. Ele virou o que é depois. O Guilherme Arantes tinha uma banda de rock progressivo, que era o Moto Perpétuo. Ele tinha uma carreira prévia antes de ser o grande galã do Chacrinha. Isso me incentivou a tentar entender o mercado brasileiro, que sempre foi avesso a rock. É engraçado isso. As pessoas dizem que o rock brasileiro vendia muito. Será? Vendia mesmo? Vocês foram ver as paradas de sucesso para ver se vendia ou o Roberto Carlos continuava vendendo mais? A conclusão que cheguei é que o Brasil teve uma explosão do pop no meio dos anos 1970, por motivos que tento explicar no meu livro. Isso tem a ver com as circunstâncias econômicas, culturais e sociais da época".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"

Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?
Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira


