Mikkey Dee diz o que acha de playback — e revela se o Motörhead já usou isso
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2023
Uma das maiores polêmicas do mundo do rock nos últimos tempos é o uso de gravações em shows ao vivo. Entre os suspeitos de tal prática estão grandes nomes — de Kiss a Bon Jovi, passando por Mötley Crüe. O jornalista Eddie Trunk é um dos grandes críticos dessa prática: ele até aceita que uma banda use um trecho gravado de teclado caso ela não possua um tecladista, mas abomina vocais pré-gravados nos shows, por exemplo.
Motorhead - Mais Novidades
Apesar de muito protesto, o uso de backing tracks [faixas de acompanhamento] tem se tornado cada vez mais comum, e parece ser um caminho sem volta. Conforme publicado pela Classic Rock, o ex-baterista do Motörhead (e atual dos Scorpions) falou sobre o assunto, e confessou não ser muito radical.
"Dublagem é muito ruim, eu odeio, isso não tem graça nenhuma. Mas quando se trata de [backing tracks [faixas de acompanhamento], às vezes não é tão ruim se você usar adequadamente. Digamos que você poderia ter uma guitarra base como uma trilha de fundo em certos solos. Nós nunca fizemos isso com o Motörhead, nunca! Mas eu conheço muitas bandas que querem preencher certas partes de uma música com algumas trilhas de fundo — geralmente uma guitarra base, talvez um teclado ou algo assim — apenas para preencher espaços onde é impossível tocar."
"E se você gravou alguma coisa e adicionou um extra, um tema ou algo assim, para mim está tudo bem; não é tão mau. Eu posso lidar com isso, desde que o resto da música seja tocado adequadamente. Mas dublagem… isso absolutamente não. Backing tracks, se usadas adequadamente, da maneira como deveriam, muita banda podem usar. E, acredite em mim, eu odeio isso, acho absolutamente terrível."
De acordo com Dee, Lemmy compartilhava de sua opinião sobre backing tracks e "jamais faria isso", apesar de o baterista ainda considerar aceitável para evitar lacunas durante os solos, por exemplo. "Mesmo assim, ele assistia bandas que usavam isso de maneira adequada, do jeito certo."
"Eu considero aceitável, mas eu não acho que ele iria gostar. Ele seria contra isso. Eu acho que é ok aqui e ali, dependendo do tipo de música, para preencher. Como já disse, um solo, uma seção B, talvez um tema em um refrão... Mas a música precisa ser tocada pela banda — e somente pela banda, ao vivo. Essa é a minha visão sobre isso."
Mikkey Dee foi o último baterista do Motörhead, e o único a ter integrado a banda por mais de duas décadas (23 anos, para ser mais exato). Ele se juntou ao exército sonoro de Lemmy Kilmister em 1991, substituindo Tommy Aldridge (ex-Ozzy Osbourne e Whitesnake).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons

O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O subgênero do metal que Lemmy Kilmister odiava: "Não consigo entender como faz sucesso"
Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister


