RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach

Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano

Confessori traz um trabalho moderno, técnico e ambicioso em seu álbum solo de estreia

2 de novembro de 1999 - o dia em que Foo Fighters e RATM lançaram dois clássicos do rock

Para Bruce Springsteen, música e política sempre estiveram interligadas

Hatebreed fará show único no Brasil no dia 10 de setembro, em São Paulo

A inesperada influência de David Bowie em um dos maiores clássicos do Metallica

Vocalista do Stone Temple Pilots e baterista do Evanescence trabalham em projeto

Segundo álbum do Storm Corrosion será composto por uma faixa de 45 minutos

"The Emptiness Machine" está perto de ser a décima faixa do Linkin Park no "Clube do Bilhão"

Álbum de Steve Vai e Joe Satriani terá registro feito pelos dois na adolescência

Alex Skolnick, guitarrista do testament, apresenta workshow em São Paulo

Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"

A opinião contundente de Amy Lee sobre a IA; "A coisa mais horrível que você possa imaginar"

A fase do Soundgarden que Kurt Cobain considerava melhor e o comentário sobre Chris Cornell


Stamp

2 de novembro de 1999 - o dia em que Foo Fighters e RATM lançaram dois clássicos do rock

Por
Postado em 03 de novembro de 2026

Há 27 anos, duas bandas fundamentais de gerações diferentes colocavam nas lojas álbuns que ajudariam a definir os rumos do rock na virada do milênio. De um lado, a força melódica de Foo Fighters; do outro, a intensidade política de Rage Against the Machine

Poucas datas conseguem reunir lançamentos tão representativos da diversidade do rock quanto 2 de novembro de 1999. Naquele dia, Foo Fighters e Rage Against the Machine lançaram dois trabalhos que, cada um à sua maneira, ajudaram a marcar a história da música pesada e alternativa: There Is Nothing Left to Lose e The Battle of Los Angeles.

Foo Fighters - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Separados por propostas musicais bastante distintas, os discos mostram duas faces de um mesmo período. Enquanto Dave Grohl e seus companheiros exploravam novas possibilidades sonoras, aproximando o Foo Fighters de uma identidade mais melódica, Zack de la Rocha, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk mantinham a combinação explosiva de rap, metal e discurso político que transformou o Rage Against the Machine em uma das bandas mais influentes de sua geração.

Foo Fighters: liberdade criativa e novas possibilidades

Terceiro álbum de estúdio do Foo Fighters, There Is Nothing Left to Lose representou um momento importante na trajetória da banda liderada por Dave Grohl.

Foto: Reprodução YouTube
Foto: Reprodução YouTube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trabalho foi desenvolvido em um ambiente mais descontraído, com gravações realizadas principalmente em um estúdio construído no porão da casa de Grohl, na Virgínia. Ao lado de Nate Mendel e Taylor Hawkins, o vocalista buscou uma sonoridade menos rígida e mais espontânea, com produção de Adam Kasper.

O resultado foi um álbum que equilibra guitarras distorcidas, refrões marcantes e momentos mais suaves. A abertura com "Stacked Actors" apresenta o lado mais pesado do disco, enquanto "Learn to Fly" se tornou um dos maiores sucessos da banda. "Generator", "Aurora" e "Next Year" também ajudam a construir a personalidade do trabalho.

A produção mais orgânica e a liberdade criativa marcaram uma mudança em relação ao álbum anterior, The Colour and the Shape. O disco ampliou o alcance do Foo Fighters e consolidou Dave Grohl como uma das principais lideranças do rock daquele período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O reconhecimento também veio na premiação do Grammy de 2001, quando There Is Nothing Left to Lose venceu na categoria Melhor Álbum de Rock.

Rage Against the Machine: quando o rock também é discurso

Se o Foo Fighters explorava uma sonoridade mais melódica, o Rage Against the Machine chegava com um trabalho carregado de tensão, crítica social e posicionamento político.

Foto: Divulgação - Site Oficial
Foto: Divulgação - Site Oficial

The Battle of Los Angeles foi o terceiro álbum de estúdio do grupo e deu continuidade à identidade musical que combinava riffs pesados de guitarra, elementos do hip-hop e letras de forte conteúdo contestador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Canções como "Guerrilla Radio", "Testify", "Calm Like a Bomb" e "Sleep Now in the Fire" sintetizam a proposta da banda: transformar a música em instrumento de questionamento das estruturas de poder, das desigualdades e das contradições políticas e sociais.

O álbum também ficou marcado pela parceria com o cineasta Michael Moore nos videoclipes de "Sleep Now in the Fire" e "Testify". O vídeo da primeira música ganhou notoriedade ao registrar uma manifestação liderada pela banda em frente à Bolsa de Valores de Nova York, que acabou provocando o fechamento antecipado do local.

O impacto foi além do público do metal e do rock alternativo. The Battle of Los Angeles foi apontado pela Rolling Stone e pela revista Time como o melhor álbum de 1999, reforçando a relevância artística e política do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dois caminhos, a mesma força transformadora

A coincidência dos lançamentos revela muito sobre o cenário musical do final dos anos 1990. O rock vivia um período de transformação. O grunge já havia alterado profundamente a indústria musical na primeira metade da década, enquanto novas vertentes do metal, do punk e do rock alternativo conquistavam espaço. Nesse contexto, Foo Fighters e Rage Against the Machine representavam possibilidades diferentes para o gênero.

De um lado, a capacidade de construir canções que combinavam peso, melodia e apelo popular. De outro, a força de uma música que não abria mão da crítica, da contestação e da provocação.

Mais do que dois lançamentos importantes, There Is Nothing Left to Lose e The Battle of Los Angeles são registros de um momento em que o rock ainda demonstrava enorme capacidade de se reinventar sem perder sua identidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vinte e sete anos depois, os dois trabalhos continuam relevantes e ajudam a explicar por que o final dos anos 1990 deixou uma marca tão profunda na história do rock.

Dois álbuns, duas propostas e uma mesma data para entrar na história.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers

publicidadeJosé Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Sérgio Dall'Alba

Engenheiro civil, apaixonado por esportes e música. Cursando jornalismo por hobby, para poder se aproximar ainda mais do meio musical pelo qual é completamente fascinado. Fã de rock nacional e dos grandes clássicos. Adora um show! Se pudesse, iria em algum todos os dias!
Mais matérias de Sérgio Dall'Alba.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS