Brian May comenta a criação de seu solo de guitarra em "We Will Rock You"
Por André Garcia
Postado em 27 de março de 2023
Há músicas que marcam. Eu até hoje me lembro quando e onde foi a primeira vez que ouvi "We Will Rock You", e a minha reação emocional a seu solo final: brilhantemente curto e grosso — o único defeito é que acaba.
Em entrevista para a Guitar World, Dr. Sir Brian May, autor da faixa, falou sobre o processo de criação do icônico solo.
"Eu não acho que tenha sido planejado. Eu só queria mandar ver no rock! Mas eu também queria quebrar uma certa barreira: todo mundo colocava os solos de guitarra no meio da música, eu não queria fazer isso. Eu queria que aquela música acontecesse com o público, e ela me levasse ao palco, para então o solo de guitarra ser seu clímax. Era bem incomum na época, não consigo pensar em outra música que faça isso."
A seguir, o guitar hero meio que se contradiz: "Então foi proposital. E aquele pequeno riff no meio, acho que deve ter estado na minha cabeça em algum lugar. Mas quando entrei lá para tocar aquele trecho de guitarra, acho que eu não tinha um plano de fato. Tocamos e tocamos a música, eu tentava visualizar a mim mesmo no palco: o que as pessoas gostariam de ouvir? E como eu gostaria de me sentir? Toquei por alguns minutos, e simplesmente escolhemos as partes que gostamos."
"We Will Rock You" foi lançada em 1977 como lado b do single "We Are the Champions". Por se tratar de dois verdadeiros hinos do rock, o single acumulou vendas incríveis com o passar dos anos, atingindo 6 milhões apenas nos Estados Unidos. Apesar disso, chegou ao topo das paradas de sucesso apenas na França, parando na posição #2 na Billboard e #4 no Reino Unido. Ambas as músicas se tornaram muito utilizadas em eventos esportivos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps