U2: Nos anos 70, Bono Vox escondia gostar de ABBA para parecer "macho"
Por André Garcia
Postado em 22 de março de 2023
A pressão para parecer "macho" fez um jovem e inseguro Bono Vox esconder que era fã da banda ABBA. Afinal de contas, na época, segunda metade dos anos 70, todos os garotos de sua idade estavam ouvindo a bandas punk.
Conforme publicado pelo The Guardian, o vocalista do U2 confessou que curtia, "mas tinha uma coisa de ser macho: 'Eu é que não vou apoiar o ABBA!' Mas, vou te contar, eles tinham as melhores músicas. Não dá para levar as coisas a ferro e fogo na arte."
Segundo Bono, ABBA, era como "um hino nacional para jovens mães" na época. "Quando um pub estava para fechar, geralmente moças cantavam 'Thank You for the Music', e eu cantava também, eu estava muito grato pela música. Mas eu ficava, tipo, que fenômeno é esse? Aquilo foi antes dos musicais deles, e aquelas coisas. 'Qual é a desse tal de ABBA'?"
O vocalista ressaltou "que eu não tinha coragem para apoiar aquela banda quanto eu tinha 16 anos, em meio ao punk. Mas eu curtia Bee Gees, e já estava pronto para apoiar [músicas como] 'Massachusetts' e 'Tragedy' — para mim, aquelas eram insanamente boas."
"Somos grandes fãs dessa banda escandinava", disse The Edge, também se referindo ao ABBA, "somos admiradores do trabalho deles de um jeito que cresceu ao longo dos anos. Somos fãs dos Bee Gees, o que as pessoas nem imaginam. Somos fãs de vários compositores incríveis que não são necessariamente vistos como muito descolados, somos simplesmente apreciadores do trabalho deles."
Após passar um período longe dos holofotes, o U2 voltou às manchetes recentemente com o lançamento de "Songs of Surrender". Composto por quatro CDs, contendo releituras e regravações de seus próprios sucessos em versões intimistas. Já disponível nas plataformas de streaming, foi detonado pela Folha como "o álbum mais chato e inútil de toda a carreira do U2".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps