Fãs não captaram letras quentes do Faith No More sobre relacionamentos homossexuais
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de março de 2023
A música tem um forte efeito nas pessoas, sendo responsável pela liberação de dopamina e aliviando dores e stress. Seu poder pode ir muito além, conforme retratado em Heavy Metal Saved My Life, um documentário alemão produzido por Mariska Lief e Andreas Krieger. No segundo episódio da série, que fala sobre a comunidade LGBTQIA+, um dos entrevistados foi Roddy Bottum, tecladista do Faith No More, que relembrou o período em que se assumiu gay, as letras explícitas da banda, e seu novo projeto, o Man On Man.
Faith No More - Mais Novidades
O tecladista, que se assumiu publicamente homossexual em 1993, relembrou o espanto que teve com os fãs que não pareciam entender as letras do grupo, citando como exemplo a música "Be Aggressive", com conteúdo explícito. "Acho que isso meio que diferenciou o Faith No More um pouco de outras bandas, heteronormativas, machistas e raivosas, o que éramos, mas era algo que fizemos, sabe? O vocalista cantando sobre engolir p****, que fazia as pessoas reagir, 'Oh! Essa banda é diferente'. Para mim era super direto, as letras eram bem literais, falavam de homens pagando b****** e engolindo p****, e parecia bem literal, fácil de entender, então foi surpreendente para mim que as pessoas não percebiam imediatamente e não entendiam", contou.
Apesar de não ser o único músico homossexual na indústria, Roddy não se sentia representado e sentiu a necessidade de tomar uma posição mais firme. "Quando eu saí do armário, fiz aquela entrevista e falei sobre minha sexualidade, era uma época em que não havia muitas pessoas falando a respeito. Nem mesmo Freddie Mercury, lembro que era alguém que eu não senti que ele realmente se pronunciou dizendo ser gay abertamente. As pessoas falavam sobre gente assim em nossa indústria, que eram gays, mas sempre com termos misteriosos. 'Rob Halford, talvez ele seja gay', 'Michael Stype talvez era bissexual', 'Bob Mould, do Hüsker Dü, talvez ele fosse gay'. Eram muitos 'talvez', e ninguém realmente estava chamando atenção e se assumindo gay abertamente na época. Eu me sentia muito sozinho, em relação a minha sexualidade e falar a respeito, ser abertamente gay. Eu sentia que era perigoso sair do armário e falar sobre isso publicamente, mas, ao mesmo tempo era empolgante, e era meio do que se tratava a nossa banda, e parecia uma atitude de renegados, poder levantar uma bandeira onde a bandeira não era levantada. Ser a pessoa que veio e falou isso publicamente, me senti empoderado e forte. Na banda éramos cinco pessoas muito diferentes, mas o denominador comum entre nós ao compor juntos era o desejo de provocar as pessoas, e essa foi uma forma de provocação com a qual todos concordaram", afirmou.
O músico também comentou sobre a banda Man on Man, que criou com seu parceiro Joey Holman. "Começamos a compor juntos, e isso criou um espaço seguro para nós. Estamos saindo por cerca de um ano e começamos a compor músicas de amor um para o outro. Fizemos alguns vídeos, eles se conectaram com a comunidade queer e começamos a receber bastante feedback. O projeto se tornou mais sobre a comunidade queer e menos sobre eu e Joey. Agora é um programa que reúne a comunidade de uma forma musical", disse.
O documentário Heavy Metal Saved My Life pode ser assistido online através do site da ARD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?

Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O clássico dos anos 80 que cantor não se lembra de ter gravado
10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection
Baixista do Faith No More diz que integrantes odiavam músicas do "The Real Thing"


