Fãs não captaram letras quentes do Faith No More sobre relacionamentos homossexuais
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de março de 2023
A música tem um forte efeito nas pessoas, sendo responsável pela liberação de dopamina e aliviando dores e stress. Seu poder pode ir muito além, conforme retratado em Heavy Metal Saved My Life, um documentário alemão produzido por Mariska Lief e Andreas Krieger. No segundo episódio da série, que fala sobre a comunidade LGBTQIA+, um dos entrevistados foi Roddy Bottum, tecladista do Faith No More, que relembrou o período em que se assumiu gay, as letras explícitas da banda, e seu novo projeto, o Man On Man.
Faith No More - Mais Novidades
O tecladista, que se assumiu publicamente homossexual em 1993, relembrou o espanto que teve com os fãs que não pareciam entender as letras do grupo, citando como exemplo a música "Be Aggressive", com conteúdo explícito. "Acho que isso meio que diferenciou o Faith No More um pouco de outras bandas, heteronormativas, machistas e raivosas, o que éramos, mas era algo que fizemos, sabe? O vocalista cantando sobre engolir p****, que fazia as pessoas reagir, 'Oh! Essa banda é diferente'. Para mim era super direto, as letras eram bem literais, falavam de homens pagando b****** e engolindo p****, e parecia bem literal, fácil de entender, então foi surpreendente para mim que as pessoas não percebiam imediatamente e não entendiam", contou.
Apesar de não ser o único músico homossexual na indústria, Roddy não se sentia representado e sentiu a necessidade de tomar uma posição mais firme. "Quando eu saí do armário, fiz aquela entrevista e falei sobre minha sexualidade, era uma época em que não havia muitas pessoas falando a respeito. Nem mesmo Freddie Mercury, lembro que era alguém que eu não senti que ele realmente se pronunciou dizendo ser gay abertamente. As pessoas falavam sobre gente assim em nossa indústria, que eram gays, mas sempre com termos misteriosos. 'Rob Halford, talvez ele seja gay', 'Michael Stype talvez era bissexual', 'Bob Mould, do Hüsker Dü, talvez ele fosse gay'. Eram muitos 'talvez', e ninguém realmente estava chamando atenção e se assumindo gay abertamente na época. Eu me sentia muito sozinho, em relação a minha sexualidade e falar a respeito, ser abertamente gay. Eu sentia que era perigoso sair do armário e falar sobre isso publicamente, mas, ao mesmo tempo era empolgante, e era meio do que se tratava a nossa banda, e parecia uma atitude de renegados, poder levantar uma bandeira onde a bandeira não era levantada. Ser a pessoa que veio e falou isso publicamente, me senti empoderado e forte. Na banda éramos cinco pessoas muito diferentes, mas o denominador comum entre nós ao compor juntos era o desejo de provocar as pessoas, e essa foi uma forma de provocação com a qual todos concordaram", afirmou.
O músico também comentou sobre a banda Man on Man, que criou com seu parceiro Joey Holman. "Começamos a compor juntos, e isso criou um espaço seguro para nós. Estamos saindo por cerca de um ano e começamos a compor músicas de amor um para o outro. Fizemos alguns vídeos, eles se conectaram com a comunidade queer e começamos a receber bastante feedback. O projeto se tornou mais sobre a comunidade queer e menos sobre eu e Joey. Agora é um programa que reúne a comunidade de uma forma musical", disse.
O documentário Heavy Metal Saved My Life pode ser assistido online através do site da ARD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy


Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Como foram os shows do Faith No More com Courtney Love nos vocais, segundo o baixista Bill Gould
O clássico do Faith No More que foi inspirado na cantora Madonna


