O hit dos Titãs do "Cabeça Dinossauro" que Evandro Mesquita ajudou na gravação sem querer
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de março de 2023
O hit "Polícia" é um dos maiores sucessos dos Titãs e apareceu no álbum "Cabeça Dinossauro". Em vídeo no seu canal do YouTube, Júlio Ettore trouxe curiosidades sobre a composição.
A prisão de Arnaldo Antunes
"Essa música é uma espécie de vingança contra os sistemas policial e judicial brasileiro. Ela foi escrita pelo Tony Bellotto como resposta à prisão dele e do Arnaldo Antunes. Isso aconteceu no dia 13 de novembro de 1985. Eles dois tinham ido a um show do Gilberto Gil e depois foram para casa do Arnaldo. Ele deu ao Tony um papelote com alguns miligramas de heroína. Na manhã seguinte, o Tony entrou no táxi e foi para casa dele. Eles estavam na Avenida Paulista até que veio uma blitz. Era uma blitz de rotina, mas ele ficou preocupado porque estava com a droga. Eles só iam checar os documentos, mas resolveu abrir a porta e se desfazer do papelote. Os policiais, com olho treinado, perceberam e começaram a revistar o roqueiro. Ele foi para delegacia e contou para o delegado que na noite anterior o Arnaldo tinha passado para ele um pouco da porção da droga. Então, dois agentes foram para a casa do Arnaldo de madrugada. Ele indicou onde estava a droga e foi preso com base numa Lei de 1976 que o caracterizava como traficante. Mesmo que você entregasse a droga gratuitamente isso caracterizava como traficante. Já o Tony, que só teve a posse, foi enquadrado na mesma Lei, mas conseguiu pagar fiança. Ele reuniu a banda e contou o que fez. Todos disseram que não tinha problema e o próprio Arnaldo reconheceu que o Tony fez a coisa certa. O Arnaldo ficou preso um mês e depois os dois foram condenados. Eles puderam cumprir no regime aberto. Hoje em dia, tráfico e porte são coisas diferentes".
Inspiração em cover do The Clash
"Baseado nesse episódio, Bellotto compôs ‘Polícia’. Ele estava revoltado e com raiva. Ele disse que o consumo de drogas fazia parte da banda. Era a verdade deles. Eles queriam mostrar isso para o Brasil. Ele se inspirou numa música chamada ‘Police and Thieves’, originalmente lançada em 1976 pelo cantor jamaicano Junior Murvin, mas a versão mais conhecida é a do The Clash em 1977. Era uma crítica contra a brutalidade policial naquele país".
Quase não entrou no álbum
"Essa música sofreu resistência para entrar no ‘Cabeça Dinossauro’, em 1986. Isso porque os oito Titãs se reuniram para escolher o repertório e não se empolgaram de cara com a música trazida pelo Bellotto. Eles iam votando de forma democrática. Outro problema é que ela tinha só um autor. Eles tinham preocupação de que as músicas tivessem mais de um autor, porque se só tiver um, os direitos iam todos para essa pessoa apenas. Eles não queriam que virasse uma competição. A preferência era as parcerias. A sorte é que o Charles Gavin apresentou a música ‘Estado Violência’, que também tinha só um compositor e a banda tinha curtido. Se ia entrar uma só do Charles, poderia entrar uma só do Tony".
Evandro Mesquita ajudou sem querer
"A curiosidade mais legal está na gravação dela. O Sérgio Britto que ia cantar e o produtor era o Liminha. Quando ele foi gravar a voz, só estavam os dois. O Liminha na mesa falando pelo fone com ele. Só que nessa hora chegou no estúdio o Evandro Mesquita, que era amigo do Liminha. Aí, o produtor não deu mais bola para o Sérgio enquanto ele cantava! Isso fez com que ele cantasse com mais raiva! Ele estava com os fones de ouvido e os olhos fixos na conversa dos dois, que ele imaginava ser qualquer coisa relacionada com a pesca submarina, um hobbie que tinham em comum. Ele cantou com tanta raiva por causa do Evandro que não precisou retocar nada. Foi de primeira".
Virou homenagem anos depois
"Apesar de ‘Polícia’ ser uma crítica contra a criminalização do uso de drogas, doze anos depois do lançamento ela foi cantada como uma homenagem para a polícia num episódio envolvendo os Titãs, que foi o sequestro da namorada do Charles Gavin, a artista plástica Mariana Roquette Pinto. Ela ficou quatro dias em cárcere no Rio de Janeiro e quando foi resgatada pela Divisão de Antissequestro no Rio, os agentes festejaram cantando ‘Polícia’".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A inacreditável música do Titãs que era a preferida de Renato Russo


