O mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça
Por Bruce William
Postado em 17 de março de 2023
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Em mais corte mostrando um trecho da participação de Mayrton Bahia no Corredor 5, podcast apresentado por Clemente Magalhães, o produtor conta que "Angra dos Reis", lançada pela Legião Urbana no seu álbum de 1987, "Que país é este", originalmente não tinha letra e a ideia era lançá-la como uma música instrumental.
Legião Urbana - Mais Novidades
Sobre o título e a letra, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore contou em vídeo que o título da música foi um trocadilho criado pelo Renato: "A Angra é dos Reis, dos poderosos, porque ele está fazendo uma crítica às instalações das usinas nucleares", e em seguida exibe uma fala de Renato antes de tocar a canção durante um show de 1990 em Porto Alegre: "O nome indígena do lugar onde eles construíram a nossa usina nuclear é 'Terra Fora!'. Os índios já sabiam que qualquer coisa que você coloque lá vai afundar...". Neste ponto a plateia aplaude mas Renato observa que o correto era que houvessem vaias e diz: "Forah, boo! Abaixo os militares e usina nuclear!", puxando um longo coro de "buuuuuhhhh!" para incentivar a plateia.
Voltando ao podcast com o Mayrton, diz o produtor: "Aí o Bonfá tinha comprado um comprado no teclado e feito uma melodia, uma música no teclado que ia ser instrumental conta Mayrton, que decidiu insistir com Renato para que ele escrevesse uma letra para aquela canção. "Ah não, vamos fazer instrumental" respondia Renato. Mayrton conta que começou a insistir: "ô Renato, bota uma letra nesta música" mas Renato se negava: "não vou botar, não vou botar". Até que chegou uma hora que Mayrton perdeu a paciência e disse: "Renato é o seguinte: se você não fizer uma letra para essa música eu não vou soltar esse disco".
O produtor conta que Renato ficou puto da vida, saiu que nem criança batendo o pé, bateu a porta. "Aí ele voltou acho que um dia depois, eu tô ali mixando e ele ficou sério, foi atrás da mesa e ficou olhando. Ele foi, pegou um papel, amassou, jogou em cima da mesa: 'toma tua letra' aí. Eu peguei, desembolei, li e falei: 'Renato, do caralho, agora vai lá e canta. Ele foi lá e cantou, era Angra (risos). Aí ele me agradeceu, e a música foi um sucesso do cacete".
O vídeo completo da participação do produtor Mayrton Bahia no podcast Corredor 5 pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Stevie Ray Vaughan tocou como um monstro, mas a plateia simplesmente ignorou
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar

Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


