Como George Harrison salvou a produção do filme "A Vida de Brian", do Monty Python
Por André Garcia
Postado em 03 de março de 2023
A comédia cult A Vida de Brian, do grupo britânico Monty Python, causou controvérsia nos cinemas em 1979 ao fazer uma paródia bíblica — mais especificamente, sobre a vida de Jesus Cristo. O roteiro polêmico despertou o receio dos investidores, que decidiram não apostar seu dinheiro na produção.
George Harrison - Mais Novidades
O filme esteve próximo de ser cancelado por falta de fundos, mas conseguiu ser realizado graças à intervenção de ninguém menos que George Harrison. Mundialmente conhecido por sua carreira musical, o ex-beatle também fez sucesso como produtor cinematográfico.
De acordo com o canal Beatles Bible no YouTube, Terry Gilliam, membro do grupo, relatou que a EMI Films, que originalmente financiava o projeto, o abandonou abruptamente às vésperas da pré-produção.
"Quando escrevemos a Vida de Brian, a EMI estava financiando o filme. Nós o projetamos e estávamos indo para a Tunísia no sábado com a equipe para começar a construir, aí na quinta-feira recebemos uma ligação: eles tinham acabado de ler o roteiro (aparentemente nem tinham lido ainda!), e ficaram chocados, horrorizados. Nos disseram que de jeito nenhum a EMI iria se envolver com aquela blasfêmia, sabe, aquela imundície. E eles cancelaram tudo na quinta-feira. Nós ficamos arrasados."
O Monty Python tentou angariar os 4 milhões de dólares necessários para a produção na Inglaterra, sem sucesso. Então, o membro Eric Idle partiu com o produtor John Goldstone para Hollywood, onde conseguiu levantar metade do valor junto à United Artists. No entanto, sem alguém que arcasse com a outra metade, o projeto teria que ser abandonado. Foi nesse momento que George Harrison entrou em cena para salvar o dia.
George Harrison salva o dia
"Eu tinha ouvido falar que George gostava do Monty Python", disse Eric Idle em documentário. "Eu fiquei receoso, porque ele era famoso e tal, mas fizemos uma exibição do filme Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, e correu muito bem. De repente, ele disse "Vamos lá em cima", e iniciamos um diálogo que se estendeu por 48 horas. Nós ficamos, tipo, [imita duas pessoas falando rapidamente ao mesmo tempo]."
Em 1976, Harrison foi arrastado para um longo e dispendioso julgamento por plágio em relação à música "My Sweet Lord", que por anos sangrou profundamente suas finanças. Portanto, para financiar A Vida de Brian, ele fundou a produtora HandMade Films e tomou um empréstimo bancário de 2 milhões de dólares, oferecendo sua própria casa como garantia. Ele arriscou tudo no sucesso do filme. Eric Idle brincou dizendo que ninguém na história pagou tão caro para assistir a um filme.
Com George fazendo uma ponta como figurante, A Vida de Brian acabou se tornando um dos maiores sucessos do ano no cinema britânico: quarta maior arrecadação no Reino Unido e maior arrecadação de um filme britânico nos Estados Unidos. A HandMade Films continuou produzindo outros filmes e se tornou uma importante força no cinema britânico durante os anos 80.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem

O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
A avaliação brutal de George Harrison sobre "Knockin' On Heaven's Door" do Guns N' Roses


