Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters
Por André Garcia
Postado em 06 de março de 2023
Permeiam o rock britânico duplas que fazem trabalhos brilhantes, mas se separam e nunca mais voltam. Entre os principais exemplos posso citar John Lennon e Paul McCartney, Morrissey e Johnny Marr e Roger Waters e David Gilmour.
Pink Floyd - Mais Novidades
O Pink Floyd foi um dos nomes mais bem sucedidos da história da música ao longo de todos os anos 70. Tal façanha a muito se deve à combinação das letras e convicções políticas/filosóficas de Roger Waters com os solos e melodias de David Gilmour. Com o passar do tempo, tensões internas entre eles levaram a uma ruptura feia em 1985, que culminou com a saída de Waters.
A parceria entre os dois, apesar de já ter rendido tantos ovos de ouro, jamais foi retomada. A relação entre eles, embora já tenha tido uma trégua ou outra, sempre pareceu mais uma guerra fria. Recentemente, a situação entre eles se agravou após o baixista fazer críticas à Ucrânia e ser duramente rechaçado pela esposa do guitarrista. Farpas e acusações foram trocadas por meio da imprensa.
Em entrevista dada por Gilmour em 2008 à Mojo, entre outras coisas, curiosamente, ele falou sobre misturar política e música, e sobre os contundentes posicionamentos políticos de Waters.
Mojo: Seus pais foram professores em Cambridge. Quão politicamente ativos eles eram?
David Gilmour: Aquilo [a política] estava a nosso redor na época. Meus pais eram de centro-esquerda, leitores de Manchester Guardian e os dois votavam no partido trabalhista. Eu ainda me considero mais um socialista do que qualquer coisa, por mais que eu não seja chegado em partidos políticos.
Mojo: Por anos, você dividiu espaço no Pink Floyd com um músico que parecia ter uma voz política bem alta...
DG: Roger [Waters] tinha uma voz política alta, mas eu não sei dizer o quanto ele a usava. Ele diria que usava em sua música.
Mojo: A oposição de Roger Waters à Guerra das Malvinas foi o tema por trás da maior parte do "The Final Cut" do Pink Floyd, em 1983. O quanto você estava confortável em compartilhar daquela visão?
DG: Roger e eu tivemos nossas discordâncias, mas nós sempre tivemos do mesmo lado. Eu sou completamente contrário a guerra se ela puder ser evitada. Eu não era a favor de Thatcher atacando as Ilhas Malvinas, mas meu ponto de vista era ser nosso dever defender aquele território. Só que aquilo, de um jeito ou de outro, deveria ter sido estabelecido via um acordo de longo prazo. Era óbvio que foi uma proposital falha de comunicação entre os canais diplomáticos da Argentina e da Inglaterra. Aquela matança no General Belgrano foi simplesmente terrível.
Mojo: Você se imagina misturando música e política?
DG: Eu não tenho nada contra qualquer músico que queira usar sua voz como tal para expor suas visões políticas ou filosóficas — foi com as canções de protesto de Bob Dylan que eu cresci. Mas confesso que não sou verbal ou claro o bastante [para fazer isso]. Creio que eu viva minha vida em tons de cinza.
Em 2022, David Gilmour tirou o Pink Floyd da inatividade para gravar uma música, algo que não acontecia desde 2014. O single "Hey, Hey, Rise Up!" foi lançado em protesto contra a invasão da Russia à Ucrânia, tendo a participação do ucraniano Andriy Khlyvnyuk no vocal. Todo o dinheiro obtido com a faixa foi doado para o país. O guitarrista possui dois netos parte ucranianos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui

Inter de Milão e Pink Floyd se juntam e lançam edição comemorativa do Pink Floyd Football Club
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Como um passaporte perdido deu origem a uma das mais marcantes obras do Pink Floyd
O icônico riff de guitarra do Pink Floyd que Roger Waters considera como "estúpido"


