Três discos do Ramones que merecem mais atenção do que recebem
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de março de 2023
A lendária banda Ramones, que infelizmente não possui mais nenhum integrante original vivo, é uma das principais responsáveis pelo rock and roll se manter firme e forte até hoje. Com uma sonoridade simples e cativante, o quarteto conquistou milhões de fãs, que até hoje, são apaixonados pela obra escrita por Joey, Johnny, Dee Dee, Tommy, Marky, Richie e CJ.
Durante a sua brilhante carreira, o Ramones lançou álbuns que são muito conhecidos e cultuados, como o debut homônimo, "Leave Home", "Rocket To Russia", "Road To Ruin", "Brain Drain" e "Mondo Bizarro". Por outro lado, existem alguns lançamentos do grupo que não são tão lembrados. Esses trabalhos são o foco desta nota, que apresenta três discos do Ramones que merecem mais atenção do que recebem.
A seleção conta com obras lançadas durante um período "esquecido" da história do Ramones: a fase intermediária da década de 1980. Veja abaixo como ficou a lista, elaborada por Mateus Ribeiro.
"Too Tough To Die"
A estreia do baterista Richie Ramone (que teve a difícil missão de substituir Marky) é marcada por ótimas músicas, como a faixa-título, "Mama's Boy", "I'm Not Afraid To Life", a instrumental "Durango 95" e a caótica "Wart Hog", cantada por Richie e Dee Dee.
Em "Too Tough To Die", as músicas do Ramones ficaram um pouco mais pesadas e maiores. Três faixas do álbum ultrapassam os quatro minutos de duração, o que é uma infinidade para os padrões "ramônicos". Duas dessas músicas são as maravilhosas "Howling At The Moon (Sha-La-La)" e "Daytime Dilemma (Dangers Of Love)".
Data de lançamento: 1 de outubro de 1984
Gravado por: Joey Ramone (vocal), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo/vocal) e Richie Ramone (bateria/vocal)
"Animal Boy"
O sucessor de "Too Tough To Die" conta com dois dos maiores sucessos do Ramones, as clássicas "Somebody Put Something In My Drink" e "Bonzo Goes To Bitburg". A primeira, que narra uma aventura alcoólica, foi escrita por Richie Ramone. A segunda é uma "homenagem" do grupo ao então presidente estadunidense Ronald Reagan, cidadão que contava com a simpatia de Johnny Ramone.
"Animal Boy" mantém a pegada de "Too Tough To Die" e apresenta outros temas muito legais, como a faixa-título, "Love Kills", a melancólica "She Belongs To Me", "Mental Hell" (um desabafo em forma de música) e a excelente "Something To Believe In", memento mais tocante da carreira da banda.
Data de lançamento: 19 de maio de 1986
Gravado por: Joey Ramone (vocal), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo/vocal) e Richie Ramone (bateria/vocal)
"Halfway To Sanity"
O trabalho mais "obscuro" do Ramones, "Halfway To Sanity" é um disco pesado e mostra uma banda mais "séria". A faixa que abre o álbum, a ótima "I Wanna Live", é um dos grandes hits do grupo. E as composições famosas param por aí, já que nenhuma outra música de "Halfway To Sanity" fez muito sucesso.
Embora não sejam tão conhecidas, "Bop 'Til You Drop", "Garden Of Serenity", "I Know Better Now" e "Death Of Me" são músicas muito interessantes. Outras músicas que merecem destaque são a pesada "I'm Not Jesus" (que já foi regravada pelo Behemoth) e a triste blada "Bye Bye Baby", música mais longa da banda.
Data de lançamento: 15 de setembro de 1987
Gravado por: Joey Ramone (vocal), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo/vocal) e Richie Ramone (bateria/vocal)
Para ouvir cinco músicas de cada disco via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de nos seguir por lá. Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps