Led Zeppelin é unanimidade? Cinco grandes lendas do rock que não gostam da banda
Por Bruce William
Postado em 03 de março de 2023
Led Zeppelin é amplamente reconhecida como uma das bandas de rock mais influentes e icônicas de todos os tempos. Com sua mistura única de blues, rock e folk, a banda criou algumas das músicas mais icônicas da história do rock, incluindo "Stairway to Heaven", "Kashmir" e "Whole Lotta Love". Com uma formação única composta por quatro músicos incrivelmente talentosos, a banda conquistou um gigantesco público em todo o planeta e ajudou a definir o som do rock por gerações. Sua marca registrada de performances ao vivo altamente energéticas, combinadas com sua incrível habilidade musical, fazem do Led Zeppelin uma unanimidade quando se trata de reconhecer sua importância para a música e sua duradoura influência na cultura popular.
Unanimidade? Bem, em relação à importância para a música talvez sim. Mas em outros quesitos há várias ressalvas. Na verdade, nunca vai existir 100% de unanimidade, e no caso específico do Led há as críticas à "apropriação indevida" de músicas de terceiros, de shows longos e enfadonhos e coisas do gênero. Até os próprios músicos são críticos de si mesmo, como Robert Plant que disse, anos após o fim da banda, que as pessoas tinham razão quando criticavam o grupo no final dos anos setenta.
Baseado em informações apuradas pelo cheatcheat, vamos relacionar cinco casos de personalidades relevantes que não gostavam do Led Zeppelin, já que se tratam de músicos importantes que deixaram sua marca na história do rock - não estamos considerando aquele hater que vocifera impropérios protegido pelo anonimato (ou insignificância), não temos tempo a perder.
Quando Jack Bruce detonou de forma contundente o Led Zeppelin
Aconteceu em 3 de novembro de 2008 quando Jack foi homenageado no Marshall Classic Rock Roll Of Honour no quesito "Álbum Clássico", por conta do "Disraeli Gears". Durante o evento, Bruce deu a seguinte declaração à revista britânica Classic Rock: "Todo mundo tem falado a respeito do Led Zeppelin e eles só tocaram uma porra de show — uma porra vergonhosa de show — enquanto o Cream fez semanas de shows, shows de verdade, não apenas uma porcaria como o Led Zeppelin, com tudo afinado lá embaixo e tudo mais. Tocamos tudo na afinação originalmente composta. Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo e nunca serão algo mais. A pior coisa que existe é pensar que aquela porcaria vende. O Cream é dez vezes melhor que o Led Zeppelin".
O texto, publicado em matéria de época aqui no Whiplash.net - Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!" - relata que posteriormente Jack deu uma minimizada na declaração, mas o estrago já estava feito. Ninguém do Led se manifestou, ao menos publicamente.
Quando Ginger Baker criticou John Bonham
Outro integrante do Cream que detestava o Led Zeppelin, mas principalmente o baterista John Bonham, era Ginger Baker. Ele criticou Bonzo em várias ocasiões - numa delas Ginger disse que Bonham "não conseguia balançar um saco de merda", segundo a Uncut.
O baterista do Led pelo visto não levava a sério esses rompantes de Baker, já que ele declarou uma vez: "Não acho que alguém seja capaz de superar Ginger Baker. As pessoas não prestavam muita atenção na bateria antes de Gene Krupa (influente baterista de jazz). E Ginger Baker foi o responsável pela mesma coisa dentro do rock".
Eric Clapton não aprovou o caminho que o Led Zeppelin tomou na carreira
Para fechar o trio do Cream vamos a Eric Clapton, que embora nunca tenha sido tão contundente quanto seus colegas em relação ao Led Zeppelin, tinha ressalvas pelo caminho que a banda enveredou ao longo de sua carreira: "Nós tínhamos uma base muito forte no blues e no jazz, e o Led Zeppelin assumiu nosso legado", disse Clapton para a Uncut.
Porém logo em seguida ele conclui com uma observação pertinente: "Mas depois, eles conduziram a coisa para outro lugar que eu realmente não almejava ou sequer admirava". Não ficou claro a que exatamente ele se referia, talvez ele desenvolva mais o tema algum dia.
Pete Townshend achava que Led Zeppelin era uma cópia barata do The Who
Já o guitarrista do The Who deu várias alfinetadas no Led ao longo dos anos, conforme publicamos anteriormente aqui no Whiplash.net. "Eu não gosto de nada que eles fizeram, odeio ser minimamente comparado a eles", disse Pete em uma ocasião. "Nós meio que inventamos o heavy metal com o 'Live at Leeds' (1970). Nós fomos copiados por muitas bandas, principalmente pelo Led Zeppelin. Sabe, bateria pesada, baixo pesado, guitarra solo pesada…", disse em outra.
Numa das críticas, Pete deixa transparecer a possível origem de tantas ressalvas: "Eu simplesmente nunca curti eles. É complicado pra mim, porque como pessoas, eu acho eles caras muito, muito legais. Só nunca gostei da banda. Não sei se tenho algum bloqueio por eles terem ficado tão maiores que o The Who, em tantos sentidos".
As contundentes críticas de Keith Richards ao Led Zeppelin
Como vimos no parágrafo anterior, uma hipótese que alguém pode levantar sobre as críticas feitas ao Led Zeppelin estão calcadas no fato deles terem ido um pouco mais longe e se tornado maiores que esses que os criticam. Mas isso não se aplica aqui neste caso, pois estamos falando de ninguém menos que Keith Richards!!!
Em um artigo de 2022 aqui no Whiplash.net, são demonstradas as opiniões divergentes de Keith Richards e Mick Jagger sobre o Led Zeppelin, com Mick se declarando fã - "Eu costumava assistir eles ao vivo, era ótimo! Eu assisti o último show deles também. Eles foram absolutamente incríveis!" - enquanto Keith solta suas habituais farpas - "A voz daquele cara me dá nos nervos!", se referindo ao vocalista Robert Plant. Anos mais tarde ele meio que livra a cara do guitarrista Jimmy Page, mas continua detonando o Led Zeppelin: "Eu sempre achei eles meio vazios, sabe?"
Page confessou para a Classic Rock que aquilo foi meio inesperado: "Eu não entendi o que ele quis dizer com o Led Zeppelin ser vazio". Mas no fundo ele não ligou tanto, pois na conversa ele também disse: "Keith pode dizer o que quiser. Ele é Keith Richards. Ele já fez coisas incríveis, eu respeito sua forma de tocar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps