"O Nando Reis não focava no Titãs", diz Sérgio Britto sobre saída de Nando em 2001
Por Bruce William
Postado em 23 de março de 2023
Nando Reis ficou marcado por participar da formação clássica do Titãs, onde ele ingressou em 1982 e saiu em 2002, logo após a gravação do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana".
Na época, Nando alegou "incompatibilidade de pensamento", e que também estava abalado pela morte dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer, mas em entrevista posterior à Isto É, Nando afirmou que ele queria também se dedicar mais à sua carreira solo, tendo chegado a propor à banda que fossem pausadas as atividades pelo período de um ano após o lançamento do disco, mas eles não concordaram. E ele afirmou ainda que seu isolamento como compositor na banda vinha crescendo, o que ficava evidente pela quantidade de músicas compostas apenas por ele que haviam sido incluídas nos últimos álbuns.
Então, nesse corte da participação de Sérgio Britto no podcast Corredor 5, o apresentador, Clemente Magalhães, manda a seguinte pergunta para o membro fundador do Titãs: "O Nando, em algum ponto, ele diz que muitas músicas dele não conseguiam entrar nos álbuns. E que ele foi lidando com essa frustação, e que a Marisa (Monte) começou a dar confiança que aquele repertório dele era realmente bom. Vocês viam aquelas músicas que foram ser sucesso depois?"
Sérgio coloca seu ponto de vista: "Eu acho assim, tudo tem dois lados, né? Tem a visão dele, eu não vou questionar. Mas é assim, eu acho que o Nando trabalhava muito, mas não focado na banda e, em seguida, explica que ele sempre trabalhou focado na banda, mas que isso implica um compromisso mais profundo: "E isso significa você se adequar ao que a banda quer, ter sensibilidade pra isso e saber atender. Isso toma tempo, isso frusta, você faz coisas que acha que não era, você tenta outras coisas.
Neste ponto, Sérgio conta que o Nando também já havia começado a focar em outras coisas, e que eles já haviam conversado sobre isso antes: "Eu lembro que já dizia pra ele: 'cara, mas você tá fazendo música pra Marisa, ela tá gravando suas músicas, você não chega em casa e fala 'vou fazer outra coisa pro Titãs aqui porque essa não deu certo'. Você tá fazendo suas coisas", mencionando, a seguir, que ele fazia Bossa Nova mas nunca chegou pro Titãs e disse: "olha minha Bossa Nova, vamos fazer?".
A participação completa de Sérgio Britto no Corredor 5 pode ser vista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps