Soundgarden: Kim Thayil comenta o uso de harmônicos na faixa "Heretic"
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2023
O Soundgarden foi uma das bandas pioneiras do grunge, portanto, o trabalho de seu guitarrista Kim Thayil foi fundamental para moldar o gênero e inspirar bandas como Alice in Chains, Nirvana e Pearl Jam.
Soundgarden - Mais Novidades
Em entrevista para a Guitar World, ele falou sobre algumas faixas da banda que considera um marco em sua trajetória da perspectiva da guitarra. Sobre a faixa "Heretic" ele comentou:
"'Heretic' estava no álbum 'Deep Six', que não foi o primeiro do Soundgarden, mas foi o primeiro material gravado que lançamos. Foi uma música que escrevemos no início, provavelmente em nossos primeiros meses de banda, e era regular em nosso repertório em 1985, 86, 87... Devemos ter lançado três versões: tem a versão do 'Deep Six', com o baterista Scott Sundquist; um lado b de 'Loud Love', que gravamos com os produtores Steve Fisk e Terry Date; e outra que gravamos com Jack Endino."
"Todas essas versões, em diferentes graus, enfatizavam que a guitarra incorporava três ou quatro harmônicos na melodia do riff. E isso foi algo que seguimos usando, por exemplo, na música 'Limo Wreck', que Matt [Cameron, baterista] compôs com harmônicos. Chris [Cornell] incorporou alguns harmônicos em 'The Day I Tried to Live'. A seção c de 'Never The Machine Forever' tem harmônicos."
"Podemos não termos sido a primeira banda a incorporar harmônicos na melodia da guitarra, mas aquilo definitivamente fazia parte do nosso estilo e identidade. Acredito que antes disso, as pessoas costumavam usar harmônicos em solos de guitarra, como um elemento de destaque ou para dar cor à música, nós usamos conscientemente como a cabeça melódica do riff da guitarra", concluiu.
Atualmente, Soundgarden está entre as bandas que concorrem à introdução ao Rock & Roll Hall of Fame, ao lado de Rage Against the Machine. Thayil, que não se empolgava muito com a ideia, hoje a curte mais por agradar aos fãs e manter vivo o legado da banda e a memória de Chris Cornell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Ville Valo abre o coração e diz que o HIM era a sua vida
O "Grito Silencioso": Dave Navarro Reacende Teorias sobre Chris Cornell e Chester Bennington
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Black Hole Sun", do Soundgarden, entra para o "Clube do Bilhão" do Spotify
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
Lista: 10 bandas que acabaram e nunca mais retomarão as atividades
Chris Cornell: a emocionante despedida de Tom Morello


