O hit dos Titãs que mudou título após acusação de antissemitismo
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2023
A música "Estado Violência", do álbum "Cabeça Dinossauro", é composição exclusiva do baterista Charles Gavin. No entanto, o que pouca gente sabe, é que o hit na verdade foi escrito pelo músico ainda em seus tempos de Ira!.
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explica como a música, que originalmente se chamava "O Homem Palestino", teve seu título mudado após acusações de que a letra seria contra o povo judeu.
"Essa música é só do Charles Gavin e ele compôs na época em que estava no Ira!. Ela se chamava ‘O Homem Palestino’. Falava sobre as tensões no Oriente Médio. O Charles diz que é inspirada num massacre que aconteceu na Faixa de Gaza. Ela era tocada ao vivo naquela época, mas nunca foi gravada. Ele foi acusado de antissemita, embora ele sempre fale que tem sangue judeu. Isso deu um certo desconforto, então ele mudou a letra e o título. Ela virou ‘Estado Violência’ e foi lançada no ‘Cabeça Dinossauro’, já nos Titãs. Ela fala sobre a interferência do Estado nas liberdades individuais".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps