O dia que Alex Van Halen foi racista e tomou invertida de Vernon Reid, do Living Colour
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de março de 2023
A banda Van Halen é um dos maiores fenômenos da história do rock. O quarteto lançou grandes hits, que mudaram a história da música pesada e são ouvidos por milhões de pessoas até hoje, como "Jump", "Panama", "Eruption", "Ain't Talkin' 'Bout Love", "Dreams", "Unchained" e "Can't Stop Lovin' You".
O Van Halen foi fundado por dois irmãos que emprestaram seus sobrenomes para batizar a banda. O falecido guitarrista Eddie, um dos nomes que revolucionou o instrumento de seis cordas, e o baterista Alex, esbanjam talento enquanto estiveram na ativa. Por outro lado, os dois artistas já deram demonstrações terríveis de xenofobia e racismo.
O saudoso Nacho Belgrande redigiu em março de 2011 uma nota que narra um vergonhoso encontro entre Eddie Van Halen e o Nirvana, ocorrido em novembro de 1993. Na ocasião, o guitarrista entrou no camarim do grupo e pentelhou o baixista Krist Novoselic. Como se zoar o baixista de alta estatura não fosse o suficiente, Eddie se referiu ao guitarrista Pat Smear como "mexicano" e "negro".
É claro que a situação deixou Pat (membro do Foo Fighters há mais de uma década) triste, como é possível conferir na matéria escrita por Nacho. "Foi horrível! Eu fiquei simplesmente chocado!. Eu ficava pensando ‘Deus, Eddie Van Halen me odeia’".
Pois bem, o comportamento desprezível acima citado aparentemente não era uma exclusividade de Eddie. Alex também agiu como um idiota quando encontrou Vernon Reid, guitarrista do Living Colour.
O encontro, narrado em matéria publicada pelo jornal The New York Observer aconteceu no final dos anos 1980, após um show do Living Colour. O baterista encontrou Vernon e disse que não entendia por que um homem afro-americano iria querer tocar guitarra.
"Eu simplesmente não entendo essa merda", teria dito Alex ao talentoso guitarrista, que semanas antes, tinha sido elogiado por Eddie e Sammy Hagar (então vocalista do Van Halen) em entrevista concedida à revista Rolling Stone.
Após ouvir a ofensa de Alex, Vernon colocou o baterista em seu devido lugar com muita categoria.
"Por que você não vai perguntar ao seu irmão? Ele é um músico de verdade", respondeu o guitarrista, de forma curta e certeira.
O Living Colour continua firme e forte na ativa. O grupo foi uma das atrações da edição 2022 do Rock In Rio. Leia mais sobre o show na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps