Ritchie Blackmore comenta cinco músicas de Jimi Hendrix que adora
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2023
Ritchie Blackmore é amplamente considerado um dos maiores guitarristas do rock britânico, e uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal. Mas mesmo o mais influente dos artistas foi influenciado por alguém, afinal de contas, nenhum homem é uma ilha. No caso de Blackmore, uma de suas maiores influências foi Jimi Hendrix.
Ritchie Blackmore - Mais Novidades
A Rock and Roll Garage listou seis das músicas de Hendrix que o fundador do Deep Purple adora, e garimpou algumas de suas declarações sobre elas.
Stone Free
"O solo de 'Stone Free' é excepcional! Ele afinava a guitarra meio-tom abaixo, o que o ajudava a conseguir um vibrato bem forte, já que as cordas ficam menos tensas." (Guitar Player, 2010)
"Eu só o encontrei uma vez, foi no Whiskey em Hollywood. Eu estava indo para o banheiro e ele estava mexendo no cabelo ou algo assim. Foi a única vez que o encontrei. Nós apenas nos cumprimentamos com a cabeça e foi isso. Então eu nunca realmente o conheci. Mas ele certamente incendiou o mundo." (Guitar Greats, 2022)
Manic Depression
"Eu costumava tocar coisas de Hendrix. Mas sempre pensei nele não como [um músico] técnico, mas sim um cantor brilhante, que podia expressar coisas incríveis na guitarra. Ele criava riffs que ninguém mais criava." (Vintage Guitar, 2017)
"Hendrix surgiu em 1966, e provavelmente estava 20 anos à frente do seu tempo. O que o torna um gênio é seu fraseado e originalidade; a construção das suas músicas; os riffs inovadores, como em 'Purple Haze' e 'Manic Depression'; sua presença de palco... Mas, estranhamente, uma das coisas que eu acho que o tornou tão especial foi a sua voz, já que ele nunca quis ser um vocalista." (Guitar Player, 2010)
Crosstown Traffic
"Eu nunca me canso de ouvir o instrumental de 'Crosstown Traffic'. Acho que ele está fazendo as oitavas no piano, além da guitarra, o que soa realmente estranho." (Guitar Player, 2010)
Purple Haze
"A voz dele parece que está lá no fundo. Não tem muito o que dizer: Ele [Jimi Hendrix] era o cara — e ponto final. É uma ótima música. Os riffs são muito bons. Você sabia que ele toca uma nota harmônica falsa bem no meio disso, puxando uma corda? É algo muito difícil de fazer… mas ele era genial, né?" (Melody Maker, 1971)
Hey Joe
"Quando preciso de um pouco de estímulo, 'Hey Joe' é a música que me inspira. Porque eu acredito que Jimi amava a vida, amava viver e isso se refletia em sua música. Se eu tivesse que fazer uma comparação, diria que ele foi o Errol Flynn do Rock n Roll." (Trecho de entrevista disponibilizado por Marco Soverini no YouTube)
Burning of the Midnight Lamp
"Ele simplesmente tocava sua alma e vomitava aquelas notas. Às vezes ele atingia uma nota errada., mas simplesmente dobrava aquela nota até que ela se relacionasse a alguma coisa em nossas vidas", disse Ritchie Blackmore. (VH1, 2000)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps