O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2023
A discografia de Raul Seixas apresenta diversas músicas que usam a metáfora do trem, como "O Trem das 7", "A Hora do Trem Passar" e de certa forma "Metrô Linha 743". Mas qual será a mensagem por trás disso?
Em entrevista realizada no ano de 1976 para a Rádio Cultura AM e publicada pelo canal do cantor, Raul Seixas explica um pouco sobre essa questão.
"Saí da Bahia em 1967 e vim para o Rio de Janeiro com aquele idealismo todo. Quis lançar um tratado de metafísica chamado ‘Verbalóide’, que é a visão do ser humano olhada por uma entidade de outro planeta. É a maneira que coloquei a coisa. Usando o verbo ‘ser’. Eu sou, nós somos. O ser humano é. Existe verbo, está entendendo? Em outros planetas pode não existir verbos, mas o livro tem essa visão crítica do ser humano como verbo. Eu sou e estou no tempo e no espaço."
"Quando saquei que o Brasil não gostava muito de ler, resolvi ser cantor de iêiêiê. Não romântico, mas realista, que é outro tipo de música. [risos]."
"Eu viajava muito pela Bahia de trem. Isso ficou na minha cabeça. A cultura da cidade de interior. Tinha cidade que o dono era o cara que tinha geladeira! Todo mundo ia ver a geladeira! Essa cultura do Brasil é fantástica. Eu falo muito do trem como uma imagem de um novo momento que está surgindo. Um momento que o processo civilizatório chegou a um ponto que bateu no teto. A última televisão colorida já foi vendida. Aí, você pergunta: ‘E daí?’. Sem imposições nenhuma, o mundo está mudando, realmente. Os valores estão mudando e ninguém pode impedir isso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps