Três músicas sublimes do Led Zeppelin na opinião de Robert Plant
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
Uma das bandas de rock mais bem sucedidas e influentes de todos os tempos, o Led Zeppelin foi formado em 1968 por Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo), John Bonham (bateria) e Robert Plant (vocal), já tendo vendido mais de duzentos milhões de discos em todo o mundo, apresentando sua mistura bem dosada de estilos como o hard rock, rock progressivo, heavy metal, folk, psicodélico e blues.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O vocalista da banda, Robert Plant, é considerado um dos maiores cantores de rock de todos os tempos. Após a dissolução do Led Zeppelin em 1980 ele seguiu carreira solo e lançou vários álbuns, além de colaborar com vários outros artistas, incluindo seu ex-parceiro de banda Jimmy Page em um projeto conjunto. Plant é conhecido por sua voz marcante, seu conhecimento musical enciclopédico e sua habilidade em misturar diferentes estilos musicais, incluindo rock, blues, folk e world music.
E conforme apontou a Far Out Magazine, Plant citou, em três ocasiões diferentes, três músicas que ele considera os momentos mais sublimes do Led Zeppelin - não são necessariamente as músicas preferidas, mas são momentos em que a arte predomina sobre qualquer outra coisa ali na banda: "Kashmir", "All My Love" e "In the Light".
Sobre "Kashmir", lançada no álbum de 1975 da banda, "Physical Graffiti", Plant disse: "Eu gostaria que lembrassem da gente mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway to Heaven'", disse Plant para a Louder Sound, explicando que ali está tudo redondo, não há nenhum exagero ou excessos vocais. "É o Zeppelin perfeito". Em outra ocasião, desta vez para a Rolling Stone, Plant chegou a afirmar que ela é a "canção definitiva do Led Zeppelin".
Outra música que Plant considera nesta lista é "All My Love", que saiu no álbum de 1979, "In Through the Out Door". Mas esta traz um componente emocional fortíssimo para o vocalista, pois foi uma ode de Plant para seu filho Karac, falecido de forma inesperada em 1977. "Era apenas uma homenagem à alegria que (Karac) nos transmitiu como família e, de uma maneira meio louca, ainda transmite", disse o cantor. Mas apesar de toda a emoção envolvida, Plant ficou preocupado que aquilo não representasse a banda. Provavelmente por causa de comentários feitos pelos demais músicos do Led, como o guitarrista Jimmy Page, que disse em uma entrevista: "Eu fiquei um pouco preocupado com o refrão. Eu conseguia visualizar as pessoas (na plateia) fazendo uma onda e tudo mais, e isso não nos representa".
Vamos voltar ao "Physical Graffiti" para a terceira música, "In The Light", que para Page demonstra a criatividade e sentido de exploração da banda, com uma construção muito bem arquitetada. O guitarrista explica ainda que, depois de definidas as linhas vocais e a fraseologia, é importante você saber onde não deve tocar, que ele considera tão importante quanto saber onde e quando tocar. Page destaca ainda a incrível introdução do sintetizador criada pelo baixista John Paul Jones: "Eu não tinha ideia na época que John Paul Jones ia criar uma introdução de sintetizador tão incrível", disse Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O membro do Led Zeppelin que passou perto de sair da banda em 1973
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
A banda de rock brasileira com nome inspirado diretamente no Led Zeppelin


