Três músicas sublimes do Led Zeppelin na opinião de Robert Plant
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
Uma das bandas de rock mais bem sucedidas e influentes de todos os tempos, o Led Zeppelin foi formado em 1968 por Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo), John Bonham (bateria) e Robert Plant (vocal), já tendo vendido mais de duzentos milhões de discos em todo o mundo, apresentando sua mistura bem dosada de estilos como o hard rock, rock progressivo, heavy metal, folk, psicodélico e blues.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O vocalista da banda, Robert Plant, é considerado um dos maiores cantores de rock de todos os tempos. Após a dissolução do Led Zeppelin em 1980 ele seguiu carreira solo e lançou vários álbuns, além de colaborar com vários outros artistas, incluindo seu ex-parceiro de banda Jimmy Page em um projeto conjunto. Plant é conhecido por sua voz marcante, seu conhecimento musical enciclopédico e sua habilidade em misturar diferentes estilos musicais, incluindo rock, blues, folk e world music.
E conforme apontou a Far Out Magazine, Plant citou, em três ocasiões diferentes, três músicas que ele considera os momentos mais sublimes do Led Zeppelin - não são necessariamente as músicas preferidas, mas são momentos em que a arte predomina sobre qualquer outra coisa ali na banda: "Kashmir", "All My Love" e "In the Light".
Sobre "Kashmir", lançada no álbum de 1975 da banda, "Physical Graffiti", Plant disse: "Eu gostaria que lembrassem da gente mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway to Heaven'", disse Plant para a Louder Sound, explicando que ali está tudo redondo, não há nenhum exagero ou excessos vocais. "É o Zeppelin perfeito". Em outra ocasião, desta vez para a Rolling Stone, Plant chegou a afirmar que ela é a "canção definitiva do Led Zeppelin".
Outra música que Plant considera nesta lista é "All My Love", que saiu no álbum de 1979, "In Through the Out Door". Mas esta traz um componente emocional fortíssimo para o vocalista, pois foi uma ode de Plant para seu filho Karac, falecido de forma inesperada em 1977. "Era apenas uma homenagem à alegria que (Karac) nos transmitiu como família e, de uma maneira meio louca, ainda transmite", disse o cantor. Mas apesar de toda a emoção envolvida, Plant ficou preocupado que aquilo não representasse a banda. Provavelmente por causa de comentários feitos pelos demais músicos do Led, como o guitarrista Jimmy Page, que disse em uma entrevista: "Eu fiquei um pouco preocupado com o refrão. Eu conseguia visualizar as pessoas (na plateia) fazendo uma onda e tudo mais, e isso não nos representa".
Vamos voltar ao "Physical Graffiti" para a terceira música, "In The Light", que para Page demonstra a criatividade e sentido de exploração da banda, com uma construção muito bem arquitetada. O guitarrista explica ainda que, depois de definidas as linhas vocais e a fraseologia, é importante você saber onde não deve tocar, que ele considera tão importante quanto saber onde e quando tocar. Page destaca ainda a incrível introdução do sintetizador criada pelo baixista John Paul Jones: "Eu não tinha ideia na época que John Paul Jones ia criar uma introdução de sintetizador tão incrível", disse Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Show de drones em Manchester indica nova turnê do Oasis em 2027
A canção do começo dos anos 70 que para Keith Richards resume o que é rock'n'roll de verdade

Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
Jimmy Page relembra capa de 1973 que o fez expulsar designer da sala: "Insulto"
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"


