Três músicas sublimes do Led Zeppelin na opinião de Robert Plant
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
Uma das bandas de rock mais bem sucedidas e influentes de todos os tempos, o Led Zeppelin foi formado em 1968 por Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo), John Bonham (bateria) e Robert Plant (vocal), já tendo vendido mais de duzentos milhões de discos em todo o mundo, apresentando sua mistura bem dosada de estilos como o hard rock, rock progressivo, heavy metal, folk, psicodélico e blues.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O vocalista da banda, Robert Plant, é considerado um dos maiores cantores de rock de todos os tempos. Após a dissolução do Led Zeppelin em 1980 ele seguiu carreira solo e lançou vários álbuns, além de colaborar com vários outros artistas, incluindo seu ex-parceiro de banda Jimmy Page em um projeto conjunto. Plant é conhecido por sua voz marcante, seu conhecimento musical enciclopédico e sua habilidade em misturar diferentes estilos musicais, incluindo rock, blues, folk e world music.
E conforme apontou a Far Out Magazine, Plant citou, em três ocasiões diferentes, três músicas que ele considera os momentos mais sublimes do Led Zeppelin - não são necessariamente as músicas preferidas, mas são momentos em que a arte predomina sobre qualquer outra coisa ali na banda: "Kashmir", "All My Love" e "In the Light".
Sobre "Kashmir", lançada no álbum de 1975 da banda, "Physical Graffiti", Plant disse: "Eu gostaria que lembrassem da gente mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway to Heaven'", disse Plant para a Louder Sound, explicando que ali está tudo redondo, não há nenhum exagero ou excessos vocais. "É o Zeppelin perfeito". Em outra ocasião, desta vez para a Rolling Stone, Plant chegou a afirmar que ela é a "canção definitiva do Led Zeppelin".
Outra música que Plant considera nesta lista é "All My Love", que saiu no álbum de 1979, "In Through the Out Door". Mas esta traz um componente emocional fortíssimo para o vocalista, pois foi uma ode de Plant para seu filho Karac, falecido de forma inesperada em 1977. "Era apenas uma homenagem à alegria que (Karac) nos transmitiu como família e, de uma maneira meio louca, ainda transmite", disse o cantor. Mas apesar de toda a emoção envolvida, Plant ficou preocupado que aquilo não representasse a banda. Provavelmente por causa de comentários feitos pelos demais músicos do Led, como o guitarrista Jimmy Page, que disse em uma entrevista: "Eu fiquei um pouco preocupado com o refrão. Eu conseguia visualizar as pessoas (na plateia) fazendo uma onda e tudo mais, e isso não nos representa".
Vamos voltar ao "Physical Graffiti" para a terceira música, "In The Light", que para Page demonstra a criatividade e sentido de exploração da banda, com uma construção muito bem arquitetada. O guitarrista explica ainda que, depois de definidas as linhas vocais e a fraseologia, é importante você saber onde não deve tocar, que ele considera tão importante quanto saber onde e quando tocar. Page destaca ainda a incrível introdução do sintetizador criada pelo baixista John Paul Jones: "Eu não tinha ideia na época que John Paul Jones ia criar uma introdução de sintetizador tão incrível", disse Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura


O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1
A banda formada por rockstars que para Robert Plant não faz rock


