Três músicas sublimes do Led Zeppelin na opinião de Robert Plant
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
Uma das bandas de rock mais bem sucedidas e influentes de todos os tempos, o Led Zeppelin foi formado em 1968 por Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo), John Bonham (bateria) e Robert Plant (vocal), já tendo vendido mais de duzentos milhões de discos em todo o mundo, apresentando sua mistura bem dosada de estilos como o hard rock, rock progressivo, heavy metal, folk, psicodélico e blues.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O vocalista da banda, Robert Plant, é considerado um dos maiores cantores de rock de todos os tempos. Após a dissolução do Led Zeppelin em 1980 ele seguiu carreira solo e lançou vários álbuns, além de colaborar com vários outros artistas, incluindo seu ex-parceiro de banda Jimmy Page em um projeto conjunto. Plant é conhecido por sua voz marcante, seu conhecimento musical enciclopédico e sua habilidade em misturar diferentes estilos musicais, incluindo rock, blues, folk e world music.
E conforme apontou a Far Out Magazine, Plant citou, em três ocasiões diferentes, três músicas que ele considera os momentos mais sublimes do Led Zeppelin - não são necessariamente as músicas preferidas, mas são momentos em que a arte predomina sobre qualquer outra coisa ali na banda: "Kashmir", "All My Love" e "In the Light".
Sobre "Kashmir", lançada no álbum de 1975 da banda, "Physical Graffiti", Plant disse: "Eu gostaria que lembrassem da gente mais por 'Kashmir' do que por 'Stairway to Heaven'", disse Plant para a Louder Sound, explicando que ali está tudo redondo, não há nenhum exagero ou excessos vocais. "É o Zeppelin perfeito". Em outra ocasião, desta vez para a Rolling Stone, Plant chegou a afirmar que ela é a "canção definitiva do Led Zeppelin".
Outra música que Plant considera nesta lista é "All My Love", que saiu no álbum de 1979, "In Through the Out Door". Mas esta traz um componente emocional fortíssimo para o vocalista, pois foi uma ode de Plant para seu filho Karac, falecido de forma inesperada em 1977. "Era apenas uma homenagem à alegria que (Karac) nos transmitiu como família e, de uma maneira meio louca, ainda transmite", disse o cantor. Mas apesar de toda a emoção envolvida, Plant ficou preocupado que aquilo não representasse a banda. Provavelmente por causa de comentários feitos pelos demais músicos do Led, como o guitarrista Jimmy Page, que disse em uma entrevista: "Eu fiquei um pouco preocupado com o refrão. Eu conseguia visualizar as pessoas (na plateia) fazendo uma onda e tudo mais, e isso não nos representa".
Vamos voltar ao "Physical Graffiti" para a terceira música, "In The Light", que para Page demonstra a criatividade e sentido de exploração da banda, com uma construção muito bem arquitetada. O guitarrista explica ainda que, depois de definidas as linhas vocais e a fraseologia, é importante você saber onde não deve tocar, que ele considera tão importante quanto saber onde e quando tocar. Page destaca ainda a incrível introdução do sintetizador criada pelo baixista John Paul Jones: "Eu não tinha ideia na época que John Paul Jones ia criar uma introdução de sintetizador tão incrível", disse Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
O clássico do Led Zeppelin que solo é do nível de "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
John Bonham e a música do Led Zeppelin que ele adorava tocar ao vivo


