Quando o Nirvana, sem fazer esforço algum, se igualou ao Guns N' Roses
Por Bruce William
Postado em 22 de março de 2023
Durante entrevista com o Scream & Yell, o jornalista e escritor André Barcinski, que está preparando uma nova edição expandida do livro "Barulho", em fase de financiamento coletivo, ele conta uma história já relatada em outras ocasiões, sobre como ele saiu distribuindo cópias do "Nevermind" do Nirvana para meio mundo, incluindo músicos que hoje se tornaram verdadeiras lendas do rock.
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Durante a viagem pra fazer o 'Barulho', eu devo ter comprado uma meia dúzia de cópias do 'Nevermind', porque a cada lugar que eu parava para entrevistar alguém, eu dava um disco para a pessoa. Eu me lembro de dar o disco pro Anthony Kiedis, do Chili Peppers, que – olha que engraçado – naquele mesmo ano fez uma turnê com o Nirvana, mas até então, não tinha ouvido o disco. E apresentei o disco pro Joey Ramone, deixei uma cópia com o Jello Biafra, todo mundo com quem eu falava estava ligado que o Nirvana tinha lançado um disco, assim, especial", conta.
Depois André revela que ninguém fazia ideia do fenômeno que o "Nevermind" se tornaria: "Qualquer pessoa que falar que 'ah, eu sabia que ia ser um sucesso assim que eu ouvi' é mentira! E é mentira mesmo, porque não foi um grande lançamento do ponto de vista comercial". Neste ponto ele comenta que não havia investimento em divulgação, pois a perspectiva da gravadora é que o Nirvana tivesse vendas no nível do Sonic Youth, mas quando o disco começou a estourar a gravadora começou a botar grana pra divulgar. "Se você pegar o chart de vendas do 'Nevermind', vai ver que foi boca a boca, não era com o 'Use Your Illusion' que tinha anúncio em tudo quanto é lugar".
André está se referindo aos "Use Your Illusion" do Guns N' Roses, dois álbuns duplos lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991. De acordo com o BestSellingAlbums, cada um dos dois "Use Your Illusion" vendeu cerca de 15 milhões de cópias, somando um total de 30 milhões, que é praticamente o mesmo número do "Nevermind", lançado no dia 24 de setembro. Um único álbum que vendeu a mesma coisa que dois álbuns duplos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps