A música do Lynyrd Skynyrd com letra que parece antecipar a fatídica tragédia
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2023
"Street Survivors" é o quinto álbum de estúdio do Lynyrd Skynyrd. Último disco da banda a contar com os integrantes originais Ronnie Van Zant e Allen Collins e único que traz a presença de Steve Gaines, ele foi lançado no dia 17 de outubro de 1977, três dias antes da banda sofrer um fatídico acidente que causou a morte de Ronnie, Gaines e da backing vocal Cassie, irmã de Steve, além de membros da tripulação e uma assistente do grupo. A capa do álbum foi motivo de polêmica por exibir a banda em meio às chamas, e acabou sendo substituída por outra.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Uma das músicas que se destacaram foi "That Smell". Lançada como segundo single do álbum, ela foi escrita por Ronnie e Allen, e teve como inspiração um grave acidente de carro sofrido pelo guitarrista Gary Rossington em setembro de 1976, que estava dirigindo sob efeitos de álcool e drogas. Allen Collins também havia sofrido um acidente de carro na mesma época, mas sem maiores consequências, diferente do que aconteceu com Gary.
"Nem tenho como dizer o quanto aquilo me irritou. Estamos felizes por saber que ele vai se recuperar, ele tem muita sorte de estar vivo", disse Ronnie em uma entrevista de outubro daquele ano ao L.A. Times. "Ele desmaiou ao volante de seu novo Ford Torino, com o pé no acelerador. Derrubou um poste telefônico, quebrou um carvalho e danificou uma casa no valor de 7 mil dólares", prossegue Ronnie. "Foi uma coisa totalmente estúpida. Eu disse isso pra ele na cama do hospital" contou o vocalista.
Além dos prejuízos, Gary teve que "pagar uma multa" para a banda de 5 mil dólares por não terem saído em uma turnê que estava programada para aqueles dias, e ainda teve sua história relatada na letra, que tristemente traz uma sentença que parecia antecipar a terrível tragédia que se abateria sobre a banda: "Oak tree you're in my way / There's too much coke and too much smoke / Look what's going on inside you / Ooooh that smell / Can't you smell that smell ... The smell of death surrounds you" ("Árvore de carvalho, você está no meu caminho / Há muita coca e muita fumaça / Veja o que está acontecendo contigo / Ooooh que cheiro / Você não consegue sentir esse cheiro... o cheiro da morte que está ao seu redor", em tradução livre).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"


A música do Lynyrd Skynyrd que se tornou um "presságio" sobre a tragédia da banda
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt


