A estrada brasileira e a icônica dupla sertaneja que inspiraram "Infinita Highway"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de março de 2023
A música "Infinita Highway" pode ser considerada o maior sucesso dos Engenheiros do Hawaii e surgiu no álbum "A Revolta dos Dandis" (1987). Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore publicou trecho de entrevista de Humberto Gessinger em que ele explica um pouco sobre a letra do hit.
"A minha Highway é vinculada com a música ‘Estrada da Vida’, do Milionário & José Rico. E também associo com nossa freeway, que vai para a praia. É mais assim do que essa Highway mitológica dos americanos. Eu poderia dizer coisas bem profundas e metafísicas sobre o significado dessa letra, mas o que queria dizer é que ela é a que mais traduz o amor que tenho por tocar baixo. Ela fala sobre meu momento de fim de adolescência e mudança de vida. Vinha o questionamento se eu era um músico profissional ou um estudante de Arquitetura. Tudo isso usando a estrada como uma metáfora para a vida, que não é algo nada original. É uma tradição da música popular", disse.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
A canção "Estrada da Vida", de Milionário & José Rico, citada como influência pelo líder dos Engenheiros do Hawaii para "Infinita Highway", foi lançada em 1977 no álbum de mesmo nome. Alguns versos falam justamente sobre essa relação da estrada com a vida: "Mas o tempo cercou minha estrada / E o cansaço me dominou / Minhas vistas se escureceram / E o final desta vida chegou".
Já no caso da letra dos Engenheiros, as metáforas também falam sobre a vida como um todo e passagem do tempo. "Mas não precisamos saber pra onde vamos / Nós só precisamos ir / Não queremos ter o que não temos / Nós só queremos viver".
Por fim, a freeway citada por Humberto Gessinger é o apelido da BR-290, uma das mais importantes rodovias do Rio Grande do Sul, com 726 km de extensão, que parte do litoral Centro-Norte do estado em sentido Oeste, até o município de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O intelectual francês que liga Eloy Casagrande do Slipknot a Humberto Gessinger


