A estrada brasileira e a icônica dupla sertaneja que inspiraram "Infinita Highway"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de março de 2023
A música "Infinita Highway" pode ser considerada o maior sucesso dos Engenheiros do Hawaii e surgiu no álbum "A Revolta dos Dandis" (1987). Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore publicou trecho de entrevista de Humberto Gessinger em que ele explica um pouco sobre a letra do hit.
"A minha Highway é vinculada com a música ‘Estrada da Vida’, do Milionário & José Rico. E também associo com nossa freeway, que vai para a praia. É mais assim do que essa Highway mitológica dos americanos. Eu poderia dizer coisas bem profundas e metafísicas sobre o significado dessa letra, mas o que queria dizer é que ela é a que mais traduz o amor que tenho por tocar baixo. Ela fala sobre meu momento de fim de adolescência e mudança de vida. Vinha o questionamento se eu era um músico profissional ou um estudante de Arquitetura. Tudo isso usando a estrada como uma metáfora para a vida, que não é algo nada original. É uma tradição da música popular", disse.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
A canção "Estrada da Vida", de Milionário & José Rico, citada como influência pelo líder dos Engenheiros do Hawaii para "Infinita Highway", foi lançada em 1977 no álbum de mesmo nome. Alguns versos falam justamente sobre essa relação da estrada com a vida: "Mas o tempo cercou minha estrada / E o cansaço me dominou / Minhas vistas se escureceram / E o final desta vida chegou".
Já no caso da letra dos Engenheiros, as metáforas também falam sobre a vida como um todo e passagem do tempo. "Mas não precisamos saber pra onde vamos / Nós só precisamos ir / Não queremos ter o que não temos / Nós só queremos viver".
Por fim, a freeway citada por Humberto Gessinger é o apelido da BR-290, uma das mais importantes rodovias do Rio Grande do Sul, com 726 km de extensão, que parte do litoral Centro-Norte do estado em sentido Oeste, até o município de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Michale Graves não se enxerga mais como parte do punk e já começou mudança na carreira
Frontman do Corrosion of Conformity, Pepper Keenan lembra teste para baixista do Metallica
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A única banda de rock na atual playlist da NASA para acordar astronautas indo para a Lua
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"


Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O erro que Humberto Gessinger admite ter cometido no disco "O Papa é Pop"
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


