Gary Rossington, o sobrevivente que escapou de dois acidentes antes de partir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de março de 2023
O músico Gary Rossington, conhecido por ser guitarrista e um dos fundadores da banda Lynyrd Skynyrd, morreu no último domingo (5 de março), aos 71 anos. Gary era o último integrante original do grupo que estava vivo e o único músico que gravou todos os álbuns lançados pelo Lynyrd Skynyrd.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
O cheiro da morte
Nascido em 4 de dezembro de 1951, Gary gravou grandes hits da história do rock, como "Sweet Home Alabama", "Free Bird" (música que tem um dos solos mais icônicos de todos os tempos), "Simple Man", "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps" e "That Smell". A última dessas músicas, aliás, foi inspirada em um acidente ocorrido em 1976 que por pouco não tirou a vida do guitarrista.
Gary estava dirigindo seu carro sob efeito de álcool e drogas. A mistura, como de costume, não deu muito certo e o músico bateu com seu carro em uma árvore. O Lynyrd Skynyrd estava em turnê, e alguns shows foram adiados, por conta do acidente sofrido por Gary, que foi multado em cinco mil dólares [wikipedia].
O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Allen Collins (ambos falecidos) escreveram "That Smell" inspirados pelo citado acidente. A letra da música contém algumas mensagens nada subliminares, como pode ser conferido nos versos a seguir.
"Whiskey bottles and brand new cars (Garrafas de uísque e carros novos)
Oak tree, you're in my way…" (Carvalho, você está no meu caminho)
"Tomorrow might not be here for you…" (Amanhã pode não estar aqui pra você)
"That Smell (Esse cheiro)
Can't you smell that smell? (Você pode sentir esse cheiro?)
That smell (Esse cheiro)
The smell of death's around you…" (O cheiro da morte rodeia você)
O sobrevivente
"That Smell" é a segunda faixa de "Street Survivors", quinto disco de estúdio do Lynyrd Skynyrd, lançado em 17 de outubro de 1977. O álbum foi, por muito tempo, o lançamento derradeiro da banda, por conta de uma tragédia.
Três dias depois que "Street Survivors" foi lançado, o avião que levava a banda para o estado da Louisiana caiu enquanto passava pelo Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a cantora Cassie Gaines (irmã de Steve) morreram na hora da queda, assim como membros da equipe, o piloto e o co-piloto do avião. Os outros integrantes da banda, incluindo Gary, sobreviveram, apesar dos graves ferimentos.
Vale lembrar aqui a infeliz coincidência (ou premonição, como queiram) apresentada na capa de "Street Survivors". A imagem do disco mostra os membros da banda rodeados por chamas.
Pela segunda vez, Gary havia escapado da morte. E obviamente, ele não gostava de falar sobre a tragédia que tirou a vida de seus parceiros de banda.
"Já falei sobre isso aqui e ali, mas não gosto. Foi uma coisa devastadora. Você não pode simplesmente falar sobre isso casualmente e não ter sentimentos sobre isso", afirmou o músico em 2006, durante entrevista concedida à Rolling Stone, que teve um pequeno trecho divulgado pela BBC.
O Lynyrd Skynyrd ficou inativo por cerca de uma década e no final dos anos 1980, retomou as atividades, com Johnny Van Zant (irmão de Ronnie) nos vocais e o sobrevivente Gary Rossington nas guitarras. O guitarrista permaneceu na banda até 5 de março de 2023, quando deixou esse plano e foi encontrar com seus amigos Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines.
Descanse em paz, Gary Rossington. E muito obrigado.
Morte de Gary Rossington
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps