A inusitada negociação que fez baixo de Canisso soar audível no primeiro disco do Raimundos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2023
A banda brasileira Raimundos lançou o seu primeiro disco em 1994. O trabalho autointitulado apresenta alguns dos maiores sucessos do grupo, como "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Selim", "Nêga Jurema" e "Bê a Bá".
O debut do Raimundos foi um dos assuntos abordados durante entrevista que o saudoso baixista Canisso concedeu ao jornalista Gastão Moreira em maio de 2020. Canisso falou sobre uma inusitada negociação entre ele e o produtor do álbum, que interferiu diretamente na sonoridade apresentada no disco.

"Quando a gente estava terminando de gravar o disco, um amigo meu tinha me dado um tênis. Ele comprou errado e o tênis veio assim, 45, um número imenso. Eu usava com umas três meias e mesmo assim você ficava quase virando o tênis pra trás, sacou?", disse Canisso.
Para a sorte do baixista, o produtor Beto Machado, que calçava 45, se interessou pelo pisante mastodôntico e fez uma oferta para Canisso.
"Aí o cara [disse] ‘Cara, me dá esse tênis que eu dou um tapa no som do seu baixo’. Aí eu falei ‘Olha rapaz, sério mesmo?’. Ele falou ‘Deixa comigo. Se você não ouvir o baixo em todas as músicas, se não tiver o baixo presente ali, você pode pegar de volta o tênis’. Eu falei ‘Beleza, vamos nessa’. Aí eu dei o tênis pro cara e ele foi lá no baixo e fez o contrário do que fizeram com o Jason [Newsted, ex-baixista do Metallica]".
Para conferir a conversa, clique no player abaixo. Canisso fala sobre o tênis a partir dos 5 minutos e meio.
Canisso foi baixista da formação clássica do Raimundos e gravou os principais discos do grupo. O músico morreu dia 13 de março de 2023, aos 57 anos, após sofrer uma queda decorrente de um desmaio. Veja abaixo algumas homenagens que o músico recebeu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Rodolfo se emociona ao falar sobre Canisso; "Foi como um irmão mais velho"
Titãs e Paralamas do Sucesso prestam tributo ao baixista Canisso
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Rodolfo Abrantes diz que se alegra com momento atual do Raimundos; "Torço por eles"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Raimundos: chamado de "reaça", Digão rebate ex-Restart Pe Lu, que também reage


