O grave erro do Pink Floyd que há décadas complica a vida de um renomado cientista
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2023
O Pink Floyd é uma das bandas mais icônicas e influentes da história da música, com uma longa carreira que abrange várias décadas, tendo apresentado ao longo dos anos obras trazendo musicalmente elementos de psicodelia, rock sinfônico e música eletrônica com doses precisas de experimentalismo praticados com criatividade ímpar. A guitarra de David Gilmour, o baixo de Roger Waters, os teclados de Richard Wright e a bateria de Nick Mason criaram um som único e inovador.
Pink Floyd - Mais Novidades
E além das características musicais de sua obra, a banda é conhecida por suas letras profundas e metafóricas que abordam temas como alienação, loucura, guerra, política e a condição humana. Para criar estas imagens, as letras do Pink Floyd muitas vezes apresentam licenças poéticas, com o uso de linguagem figurada, neologismos e estruturas incomuns de frases. Por exemplo, na música "Comfortably Numb", a letra inclui a frase "Caught a fleeting glimpse, Out of the corner of my eye" que significa "Quando eu era criança tive uma visão fugaz saindo pelo canto do olho", uma frase de efeito que não segue a estrutura gramatical que seria de esperar e até parece estar errada, mas cria uma imagem visual intensa e marcante.
Outro exemplo é a música "Wish You Were Here", que contém a frase "And did they get you to trade your heroes for ghosts?", que em tradução literal quer dizer "Eles fizeram você trocar os seus heróis por fantasmas?", sendo que, neste caso, a palavra "ghosts" é usada metaforicamente para se referir a algo que não existe mais ou que já perdeu seu significado.
Além disso, as letras do Pink Floyd frequentemente utilizam rimas e repetições de palavras e frases, como em "Another Brick in the Wall (Part II)", onde a frase "We don't need no education" é repetida várias vezes para enfatizar a mensagem da música. Então fica claro que o uso de licença poética é uma parte importante da sua abordagem lírica, o que permite que a banda crie imagens fortes e profundas através de uma linguagem incomum e poética.
O álbum que é uma obra prima do Pink Floyd e traz um erro no seu título
.Em 1973 o Pink Floyd lançou seu oitavo disco de estúdio, "Dark Side of the Moon", que é considerado um dos maiores álbuns da história da música, combinando letras introspectivas e atmosféricas com arranjos complexos e experimentais e apresentando uma variedade de temas, incluindo a mortalidade, a insanidade, a guerra, a ganância e a alienação. A música é acompanhada por efeitos sonoros e vozes de fundo, que ajudam a criar uma atmosfera única e coesa.
Com um conceito que se desenvolve de forma contínua do início ao fim do álbum, "Dark Side of the Moon" é uma obra-prima que continua a inspirar e emocionar os ouvintes décadas após seu lançamento. E não somente isso, mas também difundir uma informação que não corresponde à verdade, disse o cientista e apresentador Neil deGrasse Tyson em agosto de 2017 durante conversa com a Hollywood Reporter. "Não existe um lado negro da lua", diz Tyson, que conta ter passado boa parte de sua vida explicando para as pessoas, sejam ou não fãs do Pink Floyd, que esta afirmação está incorreta.
"Eu coloco a culpa no Pink Floyd por causa disso. Não existe um lado negro. Existe um lado que está mais longe e outro que está mais próximo, mas os dois recebem a luz do sol. Porém como o Pink Floyd possui um disco com este nome, há décadas que eu venho lidando com esta ideia das pessoas, prossegue Neil, que depois faz uma observação irônica: "Como educador, se eu dispusesse de uma máquina do tempo, retornaria ao passado e alteraria o nome do álbum para 'The Far Side of the Moon' ("O lado distante da Lua"), e isto teria poupado muito tempo da minha vida".
O cientista observa ainda que, ao final da canção "Eclipse", alguém sussurra: "não existe um lado escuro da lua", mas a frase seguinte traz a confusão de volta ao dizer: "Tudo está escuro". Conforme aponta o Ultimate Classic Rock, quem narra a frase é Gerry O' Driscoll, um dos vários colaboradores do álbum, mas ele diz também uma outra frase que foi cortada na edição final do álbum e, caso tivesse sido deixada grafada nos sulcos, talvez até fosse elogiada por Tyson: "The only thing that makes it look light is the sun" ("A única coisa que faz a lua parecer brilhante é o sol").
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor

A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
O solo de David Gilmour que se perdeu para sempre; "Você nunca fica 100% satisfeito"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A incrível música do Pink Floyd que foi o resultado de um embate entre Waters e Gilmour
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide


