Para David Bowie, nos anos 80 as bandas pensavam: "Que tipo de música me tornará famoso?"
Por André Garcia
Postado em 02 de março de 2023
Ao longo dos anos 70, a carreira de David Bowie manteve o alto nível (exceto talvez pelo "Lodger" (1979)). Na década seguinte, por outro lado, ela foi marcada por um ponto alto muito alto com o sucesso de "Let's Dance" (1983), e um ponto baixo muito baixo com os álbum seguintes. Após ser alavancado às massas quase sem querer, o Camaleão do Rock se viu perdido e alienado, sem afinidades com aquele novo público.
David Bowie - Mais Novidades
Em entrevista para a MTV em 1995, Bowie não escondeu que não tinha boas recordações dos anos 80.
"Quando o rock se tornou institucionalizado desse jeito? Devo dizer na colocação do primeiro tijolo no Rock and Roll Hall of Fame? Sim, diria que tem algo a ver com isso: quando começou a ter suas próprias cerimônias de premiação. Estamos passando por um novo período agora, onde acho que há um clima realmente empolgante para músicos jovens novamente. Mas houve um período — que foi dos anos 80 até o começo dos anos 90 — em que os jovens que eu conhecia estavam mais preocupados com oportunidades de carreira do que com a música que deveriam estar fazendo, e do porquê de estarem fazendo.
"Percebi que a prioridade tinha mudado e era muito diferente. Era "que tipo de música me tornará famoso?", e não "eu tenho essa ótima música e talvez possa ficar famoso através dela". É uma coisa muito estranha e ficou cada vez mais assim durante os anos 80. [Foi] meu pior período, me sentia tão um peixe fora d'água nos anos 80 que nem consigo explicar. Tudo que eu queria era que o chão se abrisse e me engolisse; me senti tão deslocado… e tão sem músicas."
Em outra entrevista, o Camaleão do Rock já disse considerar que Sonic Youth e Pixies fizeram a música mais interessante dos anos 80.
Após chegar ao seu auge de popularidade com "Let's Dance", David Bowie na segunda metade dos anos 80 gravou aquele que considerava seu pior álbum: "Never Let Me Down" (1987). Fora dos palcos, ele brilhou no cinema com o filme "Labirinto" (1986), onde interpretou Jareth, o Rei dos Duendes. Por volta dessa época ele foi também um dos pioneiros do merchandising como conhecemos hoje ao estrelar um comercial da Pepsi, ao lado de Tina Turner — dirigido por Joel Schumacher, de The Lost Boys e Batman & Robin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
Rick Wakeman anuncia detalhes de novo álbum, "Return to the Red Planet"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden

O trágico músico que David Bowie considerava seu melhor amigo
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real
A trairagem de David Bowie que lhe rendeu uma marca perfeita para a fama
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Regis Tadeu revela quem ele considera que foi um verdadeiro artista com A maiúsculo
Esquire: os setenta e cinco discos que todo homem deve ter


