Queriam denunciar o Black Pantera para a Polícia Federal por título de música
Por Bruce William
Postado em 24 de março de 2023
A expressão "fogo nos racistas" é uma forma de protesto contra o racismo e a discriminação racial. Sem se saber exatamente onde e quando ela surgiu, a expressão é frequentemente usada como um grito de guerra ou slogan em manifestações e protestos anti racistas. A expressão sugere a ideia de que o racismo deve ser combatido com vigor e determinação, como se fosse um incêndio que precisa ser apagado.
E essa expressão poderosa também é o título de uma música do Black Pantera, que gerou um episódio bizarro conforme relatam os irmãos Charles e Chaene no corte abaixo, onde o tema tratado era o racismo, e foi extraído da participação que fizeram no Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt.
"A gente tem muito hater na internet", diz Chaene. "Quando a gente soltou o clipe 'Fogo nos racistas', que é uma música... o refrão da música literalmente é esse, essa frase de empoderamento que ganhou força na internet, e tem outros artistas também que tem que usam. E quando a gente soltou o clipe, cara... vieram muitos, mas muitos hates. Assim, eles são minoria no nosso caso".
Prossegue o baixista: "E teve gente que marcou a Polícia Federal. 'Polícia Federal, estão querendo pôr fogo nos outros!'. Cara, não tô querendo pôr fogo em ninguém!" diz entre risos deles e de seu irmão. "Quem tá morrendo diariamente aí a cada 23 minutos é um jovem preto, que morre por violência. A gente só está usando a música como nossa arma de defesa, com uma potência para tentar expurgar isso", explica. "O rolê aqui não é por vingança, o rolê é por equidade, por igualdade, porque é um mundo muito desigual".
O programa com a íntegra da participação de Charles e Chaene do Black Pantera com Rafael Bittencourt do Amplifica pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps