Rush: Geddy Lee comenta a versão animada de "The Trees" (quase) feita em 1978
Por André Garcia
Postado em 21 de março de 2023
Uma das características do Rush era buscar oferecer a seus fãs algo mais do que apenas tocar músicas diante deles. A banda, que sempre buscava novas ideias para suas apresentações, em meados dos anos 80 chegou a usar um vídeo com tecnologia 3D na introdução de "The Weapon" — utilizando os óculos 3D muitos anos antes de James Cameron lançar Avatar.
Rush - Mais Novidades
Em 1978, durante a turnê do "Hemispheres", o trio teve a ideia de fazer uma animação inspirada na faixa "The Trees", para ser exibida no palco enquanto ela era tocada. Infelizmente, o projeto não chegou a ser concluído. À Rolling Stone, Geddy Lee deu uma extensa entrevista focada no álbum "Hemispheres"(1978) — que marcou sua despedida do rock progressivo. Entre outras coisas, ele comentou esse curioso episódio.
Rolling Stone: O [jornal] The Toronto Sun escreveu em 1978 que "com 'The Trees', a banda trabalhou em uma versão desenho animado da letra, em que um complacente carvalho gigante enfrenta bordos insolentes, algo que se revelou caro demais". Isso é verdade? Aquele material sobreviveu?
Geddy Lee: Caramba, isso me soa familiar, mas faz tanto tempo que eu não me lembro mais. Naqueles velhos dias, tínhamos muitas ideias para expandir nosso show ao vivo, usávamos projetores nos shows mais antigos que consigo lembrar. Sempre usávamos para alguma coisa, mesmo que fosse apenas aquela luz líquida sessentista psicodélica atrás de nós (qualquer coisa que pudéssemos pagar).
Conforme amadurecemos na banda, e conforme nossa música foi ficando mais aventureira, fomos ficando dolorosamente auto conscientes de quão paradões éramos no palco. Então sentimos que era muito importante manter o público entretido de alguma forma — se não pudesse ser nós botando pra quebrar com nossos instrumentos, poderia ser uma pequena animação acompanhando a música.
Agora que você mencionou, me trouxe algumas memórias, mas não me lembro o que de fato aconteceu. Alex deve lembrar melhor, mas era eu que estava mais envolvido com a animação e a produção de palco. Nossa, isso me soa tão familiar… Nunca chegamos a fazer alguma coisa assim, mas estou certo de que nós levamos a coisa para frente até que alguém dissesse "Isso vai custar tanto", aí nós ficamos, tipo, "Eita!"
"Hemispheres" foi o sexto álbum do Rush, e o quarto (e último) de sua fase progressiva. Apesar de ter sido produzido em meio à decadência do rock progressivo perante o surgimento do punk, é considerado um de seus trabalhos mais ambiciosos e complexos. Comercialmente, o álbum foi bem-sucedido, alcançando a posição #47 na Billboard 200 e recebendo disco de platina nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"


A banda de rock cujos bastidores todo mundo queria conhecer, segundo Regis Tadeu
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
A obscura e "desafiadora" música do Rush que Neil Peart adorava "tanto ouvir quanto tocar"
Rush: como eles dividiam grana das composições e como eram os egos, segundo Geddy Lee


