Rush: Geddy Lee comenta a versão animada de "The Trees" (quase) feita em 1978
Por André Garcia
Postado em 21 de março de 2023
Uma das características do Rush era buscar oferecer a seus fãs algo mais do que apenas tocar músicas diante deles. A banda, que sempre buscava novas ideias para suas apresentações, em meados dos anos 80 chegou a usar um vídeo com tecnologia 3D na introdução de "The Weapon" — utilizando os óculos 3D muitos anos antes de James Cameron lançar Avatar.
Rush - Mais Novidades
Em 1978, durante a turnê do "Hemispheres", o trio teve a ideia de fazer uma animação inspirada na faixa "The Trees", para ser exibida no palco enquanto ela era tocada. Infelizmente, o projeto não chegou a ser concluído. À Rolling Stone, Geddy Lee deu uma extensa entrevista focada no álbum "Hemispheres"(1978) — que marcou sua despedida do rock progressivo. Entre outras coisas, ele comentou esse curioso episódio.
Rolling Stone: O [jornal] The Toronto Sun escreveu em 1978 que "com 'The Trees', a banda trabalhou em uma versão desenho animado da letra, em que um complacente carvalho gigante enfrenta bordos insolentes, algo que se revelou caro demais". Isso é verdade? Aquele material sobreviveu?
Geddy Lee: Caramba, isso me soa familiar, mas faz tanto tempo que eu não me lembro mais. Naqueles velhos dias, tínhamos muitas ideias para expandir nosso show ao vivo, usávamos projetores nos shows mais antigos que consigo lembrar. Sempre usávamos para alguma coisa, mesmo que fosse apenas aquela luz líquida sessentista psicodélica atrás de nós (qualquer coisa que pudéssemos pagar).
Conforme amadurecemos na banda, e conforme nossa música foi ficando mais aventureira, fomos ficando dolorosamente auto conscientes de quão paradões éramos no palco. Então sentimos que era muito importante manter o público entretido de alguma forma — se não pudesse ser nós botando pra quebrar com nossos instrumentos, poderia ser uma pequena animação acompanhando a música.
Agora que você mencionou, me trouxe algumas memórias, mas não me lembro o que de fato aconteceu. Alex deve lembrar melhor, mas era eu que estava mais envolvido com a animação e a produção de palco. Nossa, isso me soa tão familiar… Nunca chegamos a fazer alguma coisa assim, mas estou certo de que nós levamos a coisa para frente até que alguém dissesse "Isso vai custar tanto", aí nós ficamos, tipo, "Eita!"
"Hemispheres" foi o sexto álbum do Rush, e o quarto (e último) de sua fase progressiva. Apesar de ter sido produzido em meio à decadência do rock progressivo perante o surgimento do punk, é considerado um de seus trabalhos mais ambiciosos e complexos. Comercialmente, o álbum foi bem-sucedido, alcançando a posição #47 na Billboard 200 e recebendo disco de platina nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
A gravação dos anos sessenta que Flea, do Red Hot Chili Peppers, considera uma das maiores da hist
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine

Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"


