Jimmy Page recorda como começou a usar distorção, antes do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2023
Uma das principais influências do surgimento do heavy metal, o Led Zeppelin revolucionou o rock misturando blues, folk, psicodelia e muito peso. Uma de suas características mais marcantes é a guitarra de Jimmy Page, um dos pioneiros no uso de distorção nos anos 60 — coisa que ele fazia antes mesmo de formar a banda.
Em entrevista para a Rolling Stone, ele falou sobre o lado vanguardista e excêntrico da banda, com o uso de instrumentos como teremim, afinações de música indiana e arco de violino na guitarra.
"Uma das coisas que eu trouxe para a equação, como músico de estúdio [antes do Led Zeppelin], foi o pedal de distorção, o pedal de overdrive. Na época, o pessoal chamava de fuzz box. Conheci o engenheiro elétrico Roger Mayer em uma sessão e ele perguntou "Tem algo na música eletrônica, com a guitarra, que você gostaria de usar como recurso?" E eu disse? "Sim! Com certeza." Eu toquei músicas com guitarra distorcida e disse: "É disso que ela precisa!" Acho que na época eu tinha um gravador; se você ligasse a guitarra direto na entrada de microfone, você poderia obter um som muito, muito distorcido. Você podia tocar uma nota e obter um sustain infinito com ela."
"Ele foi embora e depois voltou com aquela coisa. Eu estava fazendo um trabalho de estúdio na época, e tinha aquela coisa que ele fez na parte de trás do meu amplificador. Era bem pequeno. Normalmente, os produtores de sessão diziam: "Você tem algo para essa música?" E eu só criava riffs. Desta vez, eu disse "Vamos ver se [esse troço] funciona." Então eu o pluguei, e os rostos dos outros guitarristas, cerca de sete anos mais velhos que eu, ficaram pálidos. Eles pensaram: "Meu Deus! Esse moleque já está fazendo de tudo com a guitarra, e agora ele ainda tem essa coisa!"
"Ficou estabelecido imediatamente quando eu era chamado para fazer sessões: 'Traga aquela sua caixa de distorção'", concluiu.
Jimmy Page iniciou sua carreira profissional na adolescência como músico de estúdio, tocando em gravações de artistas como The Who, The Kinks e Donovan. Sua habilidade como guitarrista foi rapidamente reconhecida, rendendo a ele um posto no Yardbirds (primeiro como baixista, depois guitarrista). No entanto, ele queria seguir uma direção musical mais ampla, o que aconteceu em 1968 com a formação do Led Zeppelin, com uma mistura de blues, rock, folk e psicodelia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps