Tom Morello se desculpa por Rage Against the Machine ter originado o nu metal
Por André Garcia
Postado em 06 de março de 2023
Ao longo dos anos 90, o Rage Against the Machine fez sucesso com sua mistura matadora de rap e rock, jogando no mesmo caldeirão Public Enemy, Led Zeppelin, James Brown e The Clash. Mexendo esse caldeirão estava Tom Morello — para alguns, um guitar hero, para outros um fazedor de barulhinhos. Ele nunca foi uma unanimidade, mas não dá para negar se tratar de um dos mais originais e inventivos guitarristas de sua geração.
RATM - Mais Novidades
Por ter misturado rap, rock pesado e experimentações, muitos consideram que a banda foi responsável (ou culpada) pelo surgimento do nu metal, anos depois. Em entrevista para a Loudwire, Morello comentou o assunto com humor, assumindo a culpa e se desculpando com o mundo.
"Para o bem ou para o mal, Rage Against the Machine parece ter plantado as sementes para o surgimento de um novo gênero chamado nu metal. Mil perdões [risos]! Vou te contar exatamente o que aconteceu: O Rage Against the Machine era uma banda que tinha grandes riffs e meio que criou um gênero, uma base de fãs global, que depois o próprio Rage Against the Machine não atendeu. A gente lançava um disco a cada quatro anos, sabe?"
"Naquele intervalo eu me lembro que o pessoal da nossa gravadora ficava, tipo: 'Se pelo menos houvesse outras bandas que soassem como Rage Against the Machine, mas escrevessem sobre mulheres, aparecessem para gravar vídeos, e essas coisas...' Um gênero nasceu, e nós jamais consideramos ter qualquer coisa a ver com ele. Há grandes músicas e grandes músicos nesse gênero, mas o discurso dele parece algo que vai muito mais para a misoginia, machismo, playboyzice... E o conteúdo político e intelectual do Rage Against the Machine é... peculiar nesse espectro musical, que é bom deixar claro."
Como o universo parece conspirar contra o retorno do Rage Against the Machine aos palcos nos últimos anos, Tom Morello tem se voltado para sua carreira solo. Sob a alcunha The Atlas Underground ele tem feito parceria com nomes dos mais diversos, de tudo quanto é praia musical. O primeiro álbum do projeto, autointitulado, foi lançado em 2018. Os sucessores "The Atlas Underground Fire" e "The Atlas Underground Flood" foram lançados ambos em 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Ritchie Blackmore explica atual condição de saúde aos fãs
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Quando Rick Rubin apontou o guitarrista que é o "Jimmy Page" dos dias de hoje


