Scott Gorham comenta frustração do Thin Lizzy com o "esnobado" álbum "Nightlife"
Por André Garcia
Postado em 19 de março de 2023
Em 1974, o Thin Lizzy passou por uma reformulação, com o guitarrista Eric Bell dando lugar à dupla Brian Robertson e Scott Gorham. Com a nova formação teve início sua transição de uma sonoridade mais folk para o tradicional hardão setentista que a consagrou. O primeiro trabalho dessa nova fase da banda foi o álbum "Nightlife".
Conforme publicado pela Classic Rock, Gorham confessou a frustração da banda com a forma como o resultado final não a representou adequadamente.
"O primeiro álbum do [Thin] Lizzy da nova formação Lynott-Downey-Robertson-Gorham foi o 'Nightlife'. Ele foi esnobado por sua vibe inesperadamente descontraída, com influências de funk. Mas 1974 foi o ano do Little Feat, Average White Band, Rod Stewart fazendo Motown, 'Young Americans', de Bowie... O raciocínio foi: 'Será que não devemos seguir por aí também?'"
"Os ensaios para aquele álbum foram exatamente da mesma forma que era quando fui tocar com eles: tudo era alto, grandioso. Mas quando chegamos ao estúdio, Ron Nevison, o produtor, ficava dizendo: "Apenas abaixem um pouco as guitarras". Robbo [Brian Robertson] e eu nos olhávamos e pensávamos: 'Este é o nosso primeiro álbum, e esse cara acabou de trabalhar com o Led Zeppelin… então bora diminuir um pouco o volume."
"E Nevison continuava, tipo, 'Podem baixar um pouco mais?' e o volume foi ficando cada vez mais baixo, até que as músicas perderam sua força. Saímos todos coçando a cabeça, pensando: "Que diabos aconteceu aqui?" Foi quando Phil disse: 'Que se f*da esses produtores! O próximo eu mesmo vou produzir!" Eu pensei 'P*ta m*rda, onde foi que acabamos de nos meter…'", concluiu.
Apesar da sonoridade "funk" e "relaxada", "Nightlife" é um grande álbum que vale a pena justamente por revelar um lado menos conhecido da banda. Além dos clássicos "She Knows", "It's Only Money" e "Still In Love With You", possui também pérolas ocultas como a faixa-título e "Showdown".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram

A música sobre um cowboy que foi regravada por uma das maiores bandas de thrash metal
O guitarrista que foi fazer teste sem saber quem eram os caras da banda - e conseguiu a vaga
O amuleto roqueiro que o ABBA usou quando ganhou o mundo


