Rush: Para Geddy Lee, "tinha muito conflito e segredo" com John Rutsey na banda
Por André Garcia
Postado em 08 de março de 2023
Quando se fala em Rush, logo se pensa em Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson, por mais que a banda nem sempre tenha tido essa formação. Em seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1974, o baterista ainda era John Rutsey.
Conforme publicado pela Classic Rock, Geddy Lee comentou seu debut, e acabou falando sobre como Rutsey jamais realmente se encaixou.
"[O álbum de estreia do Rush] foi a gente tentando encontrar um som, querendo ser uma banda de hard rock, e imitando as que achávamos legais. Eu consigo ouvir um pouco de Led Zeppelin ali, e um pouco de Humble Pie. Eu gostaria de ouvir mais do que apenas essas influências, mas não consigo. John Rutsey era muito parecido com o baterista Simon Kirke [Free e Bad Company]: apenas mantenha a batida e vamos tocar. Foi assim que as músicas surgiram."
"John era um cara estranho. Uma pessoa difícil, no sentido de que ele tinha dificuldade em lidar consigo mesmo. Ele não era uma pessoa feliz e tinha seu próprios demônios, contra os quais lutava. E quando você é esse tipo de pessoa, é difícil lidar com os outros. Tinha muito conflito e segredo na banda quando John fazia parte dela."
"Nós realmente não conseguíamos entender ele, e ele não se importava muito em compartilhar as coisas conosco. E, quando Alex e eu começamos a levar a música em uma nova direção, ele eventualmente disse 'Não estou de acordo com isso'. Aí foi o fim", concluiu.
John Rutsey foi um dos membros fundadores do Rush e tocou em seu álbum de estreia, contribuindo em muito para sua sonoridade hard rock. No entanto, por falta de afinidade com os colegas e problemas de natureza pessoal e de saúde, acabou dando lugar a Neil Peart a partir do "Fly By Night" (1975).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps