Matérias Mais Lidas

Beatles: todas as músicas da banda em ordem de grandiosidade, segundo a NMEBeatles: todas as músicas da banda em ordem de grandiosidade, segundo a NME

Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de TitanomaquiaTitãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"

Como está hoje o casal que inspirou Eduardo e Mônica, da Legião UrbanaComo está hoje o casal que inspirou "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana

Foo Fighters: a tocante opinião de Brian May (Queen) sobre a bandaFoo Fighters: a tocante opinião de Brian May (Queen) sobre a banda

A carinhosa opinião de Chris Cornell sobre John LennonA carinhosa opinião de Chris Cornell sobre John Lennon

Bruce Dickinson, sem pensar duas vezes, revela pérola do Maiden que merece mais atençãoBruce Dickinson, sem pensar duas vezes, revela pérola do Maiden que merece mais atenção

João Gordo e Eloy Casagrande ironizam morte de Olavo de Carvalho nas redesJoão Gordo e Eloy Casagrande ironizam morte de Olavo de Carvalho nas redes

Bruce Dickinson já fez show para um único ser humano (e ofereceu cerveja ao felizardo)Bruce Dickinson já fez show para um único ser humano (e ofereceu cerveja ao felizardo)

Jason Bonham ficou magoado com Led Zeppelin por ficar de fora da reunião do grupoJason Bonham ficou magoado com Led Zeppelin por ficar de fora da "reunião" do grupo

Steve Vai: Eu não posso tocar como Yngwie Malmsteen; ninguém pode tocar como eleSteve Vai: "Eu não posso tocar como Yngwie Malmsteen; ninguém pode tocar como ele"

Mike Portnoy confessa que não curte nenhum álbum do Iron Maiden após década de 1980Mike Portnoy confessa que não curte nenhum álbum do Iron Maiden após década de 1980

Raul Seixas: a inusitada reação de Paulo Coelho ao saber da morte do compositorRaul Seixas: a inusitada reação de Paulo Coelho ao saber da morte do compositor

Nightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da bandaNightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da banda

O sentimento de Pete Best, primeiro baterista dos Beatles, após ter sido demitidoO sentimento de Pete Best, primeiro baterista dos Beatles, após ter sido demitido

Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citaçõesMalas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações


O que é o site Whiplash.Net?

Whiplash.Net é um site sobre rock e metal em todos os seus sub-estilos. A filosofia do site é investir na comunidade que existe em torno destes estilos; mais do que ser a maior fonte de informações sobre bandas e artistas, queremos que o site seja o maior ponto de encontro de usuários interessados neste assunto.

Whiplash.Net é hoje, muito provavelmente, o mais importante veículo de comunicação sobre Rock e Heavy Metal do Brasil. Muito obrigado a todos que ajudaram a concretizar este sonho. :-)

Whiplash.Net é um site de Rock e Heavy Metal.

Apesar de muita gente pensar que Whiplash.Net é um site apenas sobre heavy metal ou música pesada em geral, o site também cobre rock clássico e eventualmente bandas de pop rock.

O conceito errado vem dos primórdios do site, em 1996, quando usávamos caveiras no background. Usuários old-school do site ainda reclamam que bom mesmo era naquele tempo. Malditas caveiras no background. :-)

As acusações de que o site está se vendendo e começando a publicar material sobre bandas pop para ter mais acessos remontam a 1996, quando na quarta ou quinta matéria do site, publicamos algo sobre o Nirvana.

Whiplash.Net é o mais antigo site de Rock e Heavy Metal do Brasil.

O site foi inaugurado em junho de 1996. Ainda antes, em 1994 Whiplash existia como um zine em papel e depois circulou como um texto distribuído nas áreas de mensagens das BBS (o "protótipo" da internet).

Em 03/06/1994: Publicado em São Luís o zine WhiplashEm 03/06/1994: Publicado em São Luís o zine Whiplash

Whiplash.Net é um site independente.

Com alguns milhões de pageviews por mês, já recebemos cantadas para ir para praticamente todos os grandes portais do Brasil (sim, inclusive aquele mantido por uma grande igreja evangélica). Na verdade recebemos novas cantadas para ser absorvidos por grandes portais pelo menos a cada dois meses.

Por excesso de orgulho, de comodismo ou burrice, nunca aceitamos. E, sim, algumas propostas foram tentadoras financeiramente. Mas nós somos teimosos. :-)

Whiplash.Net é um site colaborativo.

Desde o início das atividades do site, em 1996, temos investido em interatividade. O Whiplash.Net foi o primeiro site de rock do Brasil a permitir que usuários postassem comentários sobre cada matéria publicada. Mais do que isso, foi o primeiro site a investir na produção de matérias pelos próprios usuários.

Todo o conteúdo salvo raríssimas excessões é enviado por colaboradores voluntários e sem pautas estabelecidas. Pouquíssimas notas são escritas pelos editores. Mas, ora... qual o problema? Os editores também podem ser colaboradores voluntários como qualquer outra pessoa. :-)

Whiplash.Net é um site que não se leva a sério demais.

Sim. Nós vamos publicar qualquer merda que os filhos de Ozzy Osbourne fizerem. Vamos publicar qualquer futricagem envolvendo a vida sexual dos rockstars. E se o Steve Harris peidar e alguém escrever uma boa nota sobre isso, nós vamos publicar. E os trues vão ler e vão reclamar e vão voltar no dia seguinte para ler mais. É assim desde 1996 e não temos planos de mudar. :-)

Whiplash.Net não vende conteúdo editorial.

Não só não vendemos matérias como não favorecemos bandas ou promotores que tenham comprado publicidade paga nos banners do site.

Claro que qualquer colaborador pode vender a postagem (sem permissão dos editores do site). Mas a banda ou produtor que paga alguém para postar conteúdo no Whiplash.Net está jogando dinheiro fora, pois qualquer pessoa pode postar conteúdo no Whiplash.Net pelo link ENVIAR COLABORAÇÕES no topo do site. E dizemos mais: a banda ou produtor que paga alguém para postar conteúdo no Whiplash.Net merece mesmo ser enganado. :-)

Claro que qualquer pessoa pode dizer que vendemos conteúdo ou favorecemos anunciantes. O choro é livre e nossa consciência é limpa. :-)

Whiplash.Net evita brodagem com bandas e promotores.

Os editores não só estão longe dos grandes centros do país como são tremendamente anti-sociais. Você conhece algum deles? Muito provavelmente não. E existe um motivo para isso: manter a imparcialidade.

Na vida pessoal somos excelentes pessoas... mas dentro do site somos uns chatos. E orgulhosos disso. :-)

Whiplash.Net é o mais completo site de Rock e Heavy Metal do Brasil?

Acreditamos que sim. Mas é MUITO difícil medir isso. :-)

Whiplash.Net é o mais acessado site de Rock e Heavy Metal do Brasil?

Acreditamos que sim. E neste caso temos indícios sólidos para tanto. :-)

Verifique nossas estatísticas no link abaixo. As mesmas são fornecidas pelo Google Analytics e podem ser enviadas por e-mail diretamente dos servidores do Google para qualquer um que as solicite através do link CONTATO na parte de cima do site. As estatísticas que usamos são de páginas reais e não computamos recarregamentos automáticos, carga de frames, imagens, ou qualquer outro artifício para aumentar os números.

Clique aqui para acessar as estatísticas do site Whiplash.Net.

Nos comprometemos a corrigir a informação (e publicar nesta página) caso qualquer outro site de Rock e Heavy Metal nos envie estatísticas de fonte tão confiável quanto o Google Analytics e dentro dos mesmos parâmetros que usamos.


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade.