Vale a pena conhecer: Controle, Lebruce e Mourisco
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Controle (Petrópolis/RJ), Lebruce (Pacajus/CE) e Mourisco (Porto União/SC).
Controle
Formado em Petrópolis/RJ no começo dos anos 2000, é atualmente composto por Luan Barcellos (vocal), Gustavo Kling (guitarra), Rodolfo Costa (guitarra), Eduardo Moratori (baixo) e Marcelo Teles (bateria).
Seu som é um hardcore bem noventista, inspirado em nomes como Downset, Biohazard e Madball — basta fechar os olhos para ver a roda punk. Sua sonoridade mantém uma crueza garagista quase ao vivo, que remete aos primórdios do gênero, de nomes com Dead Kennedys e Black Flag. Suas letras, em português, seguem o protocolo do estilo, com mensagens diretas, curtas e grossas abordando as mazelas sociais nossas de cada dia, como corrupção, violência, opressão e desigualdade social. Indicado a quem curte um hardcore raiz no melhor estilo underground feito dos anos 90 até o começo da década seguinte.
Está nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo álbum "Tempos de Guerra" (2014), bem como os singles "Com as Próprias Mãos" (2018) e "A Miséria É um Insulto" (2020) — que possui, além da faixa-título, "Ignorância Suicida"e "Centelha".
Onde encontrar:
https://instagram.com/controlehc
Lebruce
Formado em 2020 em Pacajus/CE, é atualmente composto por Henrique Giacomini (guitarra e vocal), Lívia Dote (baixo e vocal) e William Silva (bateria e vocal).
Sua música é uma mistura de influências do pop rock onde se destaca o lado mais sensível do post punk, remetendo a bandas como The Smiths. Há também elementos do new wave melódico e introspectivo do R.E.M, e o rock alternativo do Smashing Pumpkins. As letras em português, assim como as de Morrissey, Michael Stipe e Billy Corgan, buscam uma abordagem poética das inseguranças e angústias do ser humano — lembram aquelas cartas que os românticos sempre escrevem, mas jamais enviam. Com um post punk sem depressão e sintetizadores, é indicado a quem busca algo mais leve e otimista.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo EP "Dance Seu Tango" (2021), bem como os singles "Clássico Grenal" (2020), "O Rei da Solidão", "Não Existe Mais Amor", "+1 Vez" (2022) e o recém-lançado "Lágrimas de Nescafé" (2023).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/lebruceofficial
Mourisco
Formado em 1998 em Porto União/SC, passou por um hiato de 2007 a 2020, e é atualmente composto por William Monster (baixo e vocal), Thiago Star (guitarra e vocal) e Cristian Bam (bateria).
Seu som é um hardcore que bebe na fonte de nomes de suas mais diversas sub-vertentes, indo do Dead Kennedys ao Blink 182, passando por Bad Religion, Suicidal Tendencies, Offspring e Green Day. Em seus lançamentos mais recentes, a banda vem levando sua versatilidade mais além com participações especiais de artistas de outras praias musicais. Suas letras, em português, abordam temas urbanos característicos do gênero, como desigualdade social, alienação e violência. Indicado a quem curte um hardcore das antigas, mas está cansado das mesmas coisas de sempre.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo álbum "Pôr a Cabeça no Lugar" (2003), o EP "Resistindo" (2006) e os singles "Um Novo Sonho", "Falsos Amigos", "Minha Paz" e "Sapiens", todos lançados entre 2021 e 2022.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/mourisco
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



