Dio: sobre "Rainbow In The Dark", "Queria me livrar dessa música; absolutamente a odiava"
Por Mário Pescada
Postado em 02 de março de 2023
Um hit capaz de catapultar a venda de um disco para o espaço, tocar a exaustão nas rádios e televisão, ser aguardada ansiosamente pelos fãs a cada show - o sonho de todo artista é emplacar uma música assim.
Dio - Mais Novidades
DIO conseguiu essa proeza com muitas músicas, entre elas "Rainbow In The Dark", oitava faixa do maravilhoso debut da sua carreira solo, "Holy Diver" (1983).
Porém, no princípio, ele detestava a música e, por muito pouco, não destruiu um dos maiores hits do metal oitentista, como descreve o livro "Dream Evil: DIO Nos Anos 80" (2022), do jornalista canadense Martin Popoff, lançado no Brasil através da Editora Denfire.
Recuperando trechos de entrevistas suas e de muitas outras fontes, Popoff fez uma análise completa de toda história que envolve a música, confira alguns trechos do livro:
"Não sei por que essa tocou tantos corações, mas aconteceu", diz Ronnie, confuso, sobre essa música de assinatura, que, pelo seu próprio título, resume o tema central de Ronnie de bem versus mal. "Eu queria me livrar dessa música; eu absolutamente a odiava. Na verdade, cheguei muito perto de dar um fim à fita com uma lâmina de barbear! Todo mundo dizia: ‘Por favor, não faça isso! Essa é uma das boas!’ Felizmente, me convenceram disso!"
"O que eu tentei fazer foi montar uma combinação de palavras que diziam ‘solitário’. Eu não conseguia pensar em nada que me remetesse à majestade do mundo melhor do que um arco-íris: é uma coisa magnífica, e precisa de luz solar, umidade e refração para sobreviver. E se você pegar algo tão bonito e enfiar em um armário escuro... bem, não consigo pensar em nada mais solitário do que isso."
"Basicamente, "Rainbow In The Dark" foi escrita em cerca de dez minutos, a coisa toda", acrescenta Vivian Campbell. "Eu basicamente tinha ideias de acordes e comecei a tocar, Vinny (Appice) seguiu com as levadas e Jimmy (Bain) começou a brincar no teclado e fez aquele pequeno lick no teclado. E Ronnie apenas, você sabe, ele não tinha a letra logo de cara, obviamente, mas ele meio que criou a melodia de imediato. Então as coisas ficaram bem fáceis. A maioria das músicas do "Holy Diver" (1983) e "Last In Line" (1984) surgiram sem esforço. E quanto mais rapidamente eram feitas, melhores elas tendiam a ser."
"Jimmy credita parte do sucesso da música à sua promoção na MTV, que naquele momento estava no ar fazia dois anos e no auge de seu domínio quase mítico sobre os fãs americanos de rock. "Sim, bem, felizmente muitas bandas aderiram à MTV. Tivemos a sorte do Dio ter acertado com "Rainbow In The Dark", que obteve uma rotação pesada por ser nova." Aqui vale uma menção honrosa a antiga MTv Brasil que alguns bons anos depois do seu lançamento, é verdade, também exibiu muito o pitoresco vídeo gravado nas ruas do centro de Londres em programas como o Fúria MTv, comandado pelo Gastão Moreira.
"Rainbow In The Dark" foi o segundo single para divulgação de "Holy Diver" (1983). A faixa atingiu as posições #12 Rock Album Tracks e #14 Mainstream Rock da Billboard nos EUA e #46 Singles no Reino Unido.
"Dream Evil: DIO Nos Anos 80" (2022) pode ser encomendado diretamente com a Editora Denfire ou em lojas físicas. São 176 páginas em papel couchè 115g, acompanha o livro um card do mesmo tamanho com imagem do material de divulgação da época do single "We Rock" e um adesivo com a capa de "Holy Diver" (1983).
Confira o vídeo para "Rainbow In The Dark".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire


A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
As únicas faixas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio escreveu sozinho
Ronnie James Dio considerava Ritchie Blackmore "um gênio"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet


