O curioso hit do Sabaton sobre o rei que inundou próprio país para impedir Alemanha
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de março de 2023
O Sabaton é a banda mais icônica quando o assunto é a relação entre heavy metal e músicas com temas de guerra. Na canção "Race to the Sea", o grupo sueco aborda a decisão do rei belga Alberto I de inundar seu país para impedir o avanço alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
Sabaton - Mais Novidades
O assunto aparece no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito pelo jornalista musical Gustavo Maiato e editado pela Estética Torta.
"Nesses primeiros meses de movimentações de tropas na Primeira Guerra Mundial, o objetivo da Alemanha era invadir o território da França. Para isso, entretanto, havia a Bélgica no meio do caminho. Apoiado em sua neutralidade, o país comandado pelo Rei Alberto I se viu na necessidade de entrar naquele conflito após se recusar a ceder livre passagem para que o Exército Imperial Alemão chegasse em terras francesas. A música 'Race to the Sea', presente no álbum 'The War to End All Wars' aborda especificamente um acontecimento que decorreu da entrada da Bélgica na guerra e como esse pequeno país lutou com todas suas forças - e de todas as formas possíveis - para manter sua soberania mesmo contra um rival militarmente muito superior. Esse acontecimento foi a decisão de Alberto I de mandar detonar as barragens ao longo do Rio Yser e assim inundar o interior de seu país para atrasar os soldados alemães", diz o texto.
Confira a música aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Qual foi a sensação de Rob Halford ao ouvir o Black Sabbath pela primeira vez
Elton John conta como perda da visão influenciou criação do novo disco

World of Warships e Sabaton sobem ao palco para a nova colaboração - "Yamato"
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


