A banda "horrível" que chegou ao topo e inspirou Iggy Pop a ser um rockstar
Por André Garcia
Postado em 17 de março de 2023
No final dos anos 60, Mick Jagger já não impressionava mais, a chama de Jim Morrison já se apagava, e Alice Cooper ainda não havia chegado ao mainstream. Foi nessa época que o The Stooges chocava plateias, não apenas pelo rock de garagem extremo da banda, mas por seu insano e autodestrutivo vocalista: um Mick Jagger pós-apocalíptico, um Jim Morrison capaz de rolar sobre cacos de vidro.
Iggy Pop - Mais Novidades
Tanto por seus dias de Stooges quanto por sua carreira solo, Iggy Pop é popularmente conhecido no Brasil como "o padrinho do punk". Conforme publicado pela Classic Rock, na seminal biografia Mate me Por Favor ele contou que foi ao assistir o The Doors fazer um show "horrível" e chegar ao topo das paradas que ele quis ser um rockstar.
"O show foi um baile de boas-vindas para todos aqueles brutamontes americanos e suas garotas. Para eles, eles estavam apenas indo ver a banda que toca 'Light My Fire' (que liderou o ranking da Billboard Hot 100 por três semanas no verão de 1967). A banda subiu ao palco primeiro, sem Morrison, e soavam como pura m*rda. Aquilo soava horrível: decrépito, asqueroso e desequilibrado — eles tocavam o riff de 'Soul Kitchen' repetidamente, até que o cantor entrasse."
Quando Jim Morrison finalmente subiu ao palco, ele parecia "incrível" com uma jaqueta de couro preta, calças de couro e uma camisa com babados. O público careta não se impressionou, no entanto, segundo Iggy: "Os caras americanos comuns pensavam 'Quem é essa marica?'". Como que para se vingar, o vocalista passou o show inteiro cantando com um irritante falsete como a Betty Boop [peronsagem de desenho animado], deixando os brutamontes na plateia cada vez mais irritados.
"Eu fiquei muito empolgado", prosseguiu Iggy. "Eu adorei a provocação; eu adorei que ele estava deixando eles irritados. Sim, sim, sim... O show durou apenas quinze ou vinte minutos porque tiveram que tirar Morrison do palco e da casa rapidamente, porque o pessoal estava para agredir ele. Aquilo me impressionou muito."
"Eu pensei: "Olha como eles são horríveis, e ainda têm o single #1 no país. Se esse cara pode fazer isso… então eu posso também! E eu tenho que fazer isso agora. Não posso esperar mais."
O show em questão aconteceu na University of Michigan em 20 de outubro de 1967. Em 2010, o jornal da universidade produziu uma matéria relembrando a histórica ocasião, contando com comentários do tecladista Ray Manzarek"
"A gente queria tomar sorvete", relembrou ele, "Mas Jim disse 'Sorvete é coisa de criança, eu quero whisky!' Então tivemos que parar em uma loja de bebidas e comprar uma garrafa de birita." Como já era de se esperar, quando a limousine da banda chegou na cidade, o vocalista já estava "bêbado como um gambá".
"Ele estava errando todas as entradas, e depois de um tempo começou a provocar a plateia. Eu ficava pensando: 'Jim, não deixa esses caras putos, não! Eles são jogadores de futebol americano — olha o tamanho dos braços deles!' Mas ele seguia indo cada vez mais longe. Eu estava totalmente chocado! Aquela foi a primeira vez que ele estragou uma apresentação no palco."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
30 anos de "A Tempestade": o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith


A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Legião Urbana: semelhanças com faixas dos Ramones e Stooges?


