Dio: Vinny Appice conta que o motivo da demissão de Vivian Campbell "foi dinheiro"
Por André Garcia
Postado em 01 de março de 2023
Para muitos fãs, a era de ouro da carreira solo de Ronnie James Dio foi o período em que ele teve em sua banda o guitarrista Vivian Campbell e o baterista Vinny Appice. Privilegiado, o vocalista já começou sua carreira solo com eles, e juntos produziram uma obra-prima do heavy metal clássico por ano: "Holy Diver" (1983), "The Last in Line" (1984) e "Sacred Heart" (1985).
Seu som pesado e melódico sustentou primorosamente as letras obscuras e intensas performances de Dio, e conquistou uma legião de fãs. Apesar de tamanho sucesso, no entanto, Campbell acabou demitido pelo próprio Dio em 1986. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para Dean Delray, Appice confessou considerar que aquilo foi um erro, e foi sincero ao revelar o motivo.
"Ronnie me disse 'Vamos nos livrar do Viv [Vivian Campbell]'. [Eu respondi:] 'Como assim? Por quê?' 'Por que você vai fazer isso?' Foi uma questão de dinheiro. Nos prometeram muitas coisas (percentuais, isso e aquilo), o que nunca se concretizou. Eu meio que tinha meu acordo por fora com Ronnie e Wendy, por contrato."
"Eis o que aconteceu… Viv andava questionando: 'Ei, o que está acontecendo?' E aquilo acabou se tornando algo que eles não gostaram. Eles pensavam que qualquer um poderia ser substituído, o que não era verdade. Vai me desculpar, mas não é verdade. Aí eles colocaram Craig Goldy lá. Craig Goldy era da banda Rough Cutt — que Wendy gerenciava —, então foi conveniente e fácil para ele entrar."
"Não concordo que [todos são substituíveis]. Em certas bandas, sim, você pode substituir quem quiser, mas em certas outras bandas, não pode. Imagine só o [Led] Zeppelin substituindo Jimmy Page, ou Robert Plant. Há uma magia lá, com essa química. Então, foi isso que aconteceu."
"Então eu fiquei meio chateado. [Até que aceitei] 'Ok, vamos continuar com o Craig.' Aí musicalmente começamos a ir ladeira abaixo, de certa forma. Não por culpa do Craig, mas Ronnie estava produzindo, e botamos mais teclados... No começo, éramos uma banda de guitarra incendiária."
Vinny Appice foi baterista do Dio de 1982 a 1989, e 1992 a 1998, tendo feito parte de quase todos os álbuns. Até 1986, ele dividiu o palco com Vivian Campbell, que após ser demitido, integrou outros gigantes do rock pesado, como Whitesnake e Def Leppard. Já Craig Goldy, entre inda se vindas, como guitarrista e/ou tecladista, tocou com Dio de 1986 a 89, de 1999 a 2001, de 2004 a 2005 e de 2006 a 2010.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps