Canisso não queria vender um milhão de discos e depois ser esquecido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de março de 2023
O músico brasileiro José Henrique Campos Pereira, mais conhecido como Canisso, faleceu na última segunda-feira (13 de março), aos 57 anos de idade. Segundo informações compartilhadas em seu perfil do Facebook, o artista desmaiou, sofreu uma queda e infelizmente não resistiu.
Raimundos - Mais Novidades
Canisso foi baixista e um dos membros da formação clássica do Raimundos, que permaneceu unida de 1987 até 2001, quando o vocalista Rodolfo Abrantes anunciou a sua saída. O Raimundos foi muito popular, principalmente na segunda metade da década de 1990. Além de vender muitos discos, o grupo aparecia com frequência em vários programas de TV. Em 1999, por exemplo, o quarteto fez uma apresentação no programa "Balada MTV".
O referido show, apresentado por Sabrina Parlatore, contou com a presença de algumas pessoas, que tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas. Uma das espectadoras perguntou qual o disco os integrantes da banda mais gostaram de fazer e quais desses álbuns eles acharam que mais fez sucesso.
"Todo CD na hora que você está fazendo, você gosta mais dele. Então, a resposta de praxe é falar que a gente gosta mais desse agora, porque é o que a gente tá trabalhando, as músicas são novas, tem todo um tesão novo de tocar e as pessoas cantarem as músicas, tudo muito legal.
Mas eu acho que o primeiro [‘Raimundos’, de 1994] foi muito louco. A gente não sabia nada de nada, a gente veio... eu gosto de falar que é um pulo no vazio, a gente largou os empregos, a vida da gente e caiu na estrada mesmo, vendo no que ia dar.
E tipo, sucesso, todos eles venderam mais ou menos a mesma coisa. Teve um que vendeu mais, que foi uma época que a gente estava mais exposto na televisão e tudo. Mas o sucesso é ter essa galera, sempre 150 ou 200 mil que compram [nosso fisco] pra mim, tô satisfeito. Eu não queria vender um milhão e depois todo mundo esquecer a gente. Acho que se a gente continuar assim, no esquema que está agora, tá bonito", disse o baixista, como pode ser visto a seguir, a partir dos 25 minutos do vídeo.
Veja abaixo algumas homenagens que Canisso recebeu de personalidades da música.
Morte de Canisso, baixista do Raimundos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Morre aos 57 anos Canisso, baixista do Raimundos
Rodolfo se emociona ao falar sobre Canisso; "Foi como um irmão mais velho"
Fred, baterista da formação clássica do Raimundos, faz bonita homenagem a Canisso
CJ Ramone homenageia Canisso; "Vejo você do outro lado, irmão"
Andreas Kisser homenageia Canisso; "Amigo, irmão de estrada"
João Gordo se diz chocado com morte de Canisso; "era gente boa demais"
Titãs e Paralamas do Sucesso prestam tributo ao baixista Canisso
O dia que Canisso encontrou baixista do Massacration e o comparou com Steve Harris
Digão homenageia Canisso; "A gente ria, brigava, zoava, ralava, perdia, vencia"
Em homenagem, Angra afirma que "Canisso era um cara incrível, com uma simpatia sem igual"
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Rodolfo Abrantes diz que se alegra com momento atual do Raimundos; "Torço por eles"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes


