Paul Simon considerava a militância política de John Lennon hipócrita e perigosa
Por André Garcia
Postado em 10 de março de 2023
Nos anos 60, era vetado aos músicos se manifestarem politicamente. Um dos primeiros nomes a ousar romper esse paradigma foi John Lennon, ao começar a criticar abertamente a Guerra do Vietnã. Sua militância política chegou ao auge no começo dos anos 70, quando ele participava de protestos e compunha verdadeiros hinos pacifistas.
Beatles - Mais Novidades
Em 1972, o ex-beatle lançou "Imagine", e no ano anterior "Power to the People" e "Happy Xmas (War Is Over)", que marcaram o auge de sua militância musical. Aquilo garantiu a ele o status de ícone mundial no combate às mazelas sociais, mas tiveram aqueles que não se deixaram impressionar — um deles foi Paul Simon.
O líder da dupla Simon & Garfunkel, conforme publicado pela Cheat Sheet, deu uma entrevista em 1972 para a Rolling Stone. Entrevista essa onde criticou a militância política de Lennon, insinuando que ele visava a autopromoção.
"[Em minha] primeira reação, ele me parece interessado demais em ser vistou ou ouvido. Então eu penso: O que ele está fazendo? Qual é o propósito disso? O propósito dele é atrair publicidade para si mesmo? O propósito dele é desenvolver alguma visão política? Eu não sei quais são as intenções dele. Muita coisa que ele fez, eu achei sem propósito. Algumas chegaram a ser de mau gosto. Outras foram corajosas. Eu acho que ele é, no geral, um cara bem-intencionado."
"Sei lá, não faz meu estilo. É uma música pobre, uma música condescendente. Tipo todas aquelas frases clichês, elas são perigosas. O que ele quer dizer com 'Poder para o povo'? E para quem ele está dizendo aquilo? As pessoas para quem ele está dizendo tem alguma ideia do que aquilo significa?"
A extremamente bem-sucedida parceria musical entre John Lennon e Paul McCartney abriu caminho para o surgimento de uma série de grandes duplas nos anos 60. Entre elas, a que mais se destacou foi Simon & Garfunkel. Composta pelos novaiorquinos Paul Simon & Garfunkel, foi um dos nomes mais populares da música folk.
Comprovando a minha mãe quando diz que "dois bicudos não se beijam", John Lennon e Paul Simon jamais se deram bem. Tem até a história de que eles já tentaram trabalhar juntos, o que acabou em gritos e porta batendo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock


O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
O truque que os Beatles e o Bon Jovi adoravam usar e o Led Zeppelin fazia ao contrário


