O erro cometido por Dave Mustaine no "Risk" e que colocou tudo a perder
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2023
"Risk" é o oitavo álbum de estúdio do Megadeth, lançado em agosto de 1999. Último trabalho a contar com o guitarrista Marty Friedman, "Risk" divide opiniões entre os fãs e a crítica especializada, pois apresenta uma mudança significativa no som da banda em relação aos álbuns anteriores.
Em "Risk", o Megadeth incorpora elementos de outros gêneros musicais, como o pop e o rock alternativo, além de usar mais sintetizadores e teclados, o que torna o álbum mais acessível e radiofônico em comparação com o som mais agressivo e técnico dos trabalhos anteriores da banda.
Embora "Risk" tenha sido criticado por alguns fãs por essa mudança de direção, o álbum ainda conta com algumas das letras inteligentes e politicamente carregadas que são características da música do Megadeth. Músicas como "Breadline", "Crush 'Em" e "The Doctor Is Calling" são alguns dos destaques do álbum.
Uma delas, inclusive, chegou a ser apontada por Dave Mustaine como uma das melhores que ele já fez: "'Wanderlust' é uma das melhores músicas que eu já fiz. É uma extensão do que estávamos fazendo antes, com o uso de instrumentação diferente. Eu visualizava algo diferente na minha cabeça e tive esse resultado final - sinto que mandamos bem nela", disse.
De certa forma, "Risk" pode ser considerado um experimento ousado na carreira do Megadeth, demonstrando que a banda era capaz de se reinventar e explorar novas sonoridades. No entanto, essa mudança não foi bem recebida por todos os fãs da banda, e o álbum não foi tão bem sucedido comercialmente quanto os trabalhos anteriores do Megadeth.
E Mustaine tem noção disso, tendo inclusive admitindo em 2017 durante conversa com a Undercover que ele cometeu um sério erro que fez com que o disco fosse tão detestado, e que bastava ele ter tomado outra decisão que as coisas seriam bem diferentes.
"Se ele tivesse sido lançado sob o nome 'Dave Mustaine Project' as pessoas amariam o disco. Mas como saiu sob o nome do Megadeth, as pessoas esperavam um trabalho do Megadeth, com o lado thrash e veloz. E este foi meu erro; eu deveria ter lançado como um álbum solo", disse Mustaine, complementando em seguida que, claro, isto ainda geraria algum problema: "Se bem que haviam os caras da banda, e isto seria totalmente desrespeitoso de minha parte".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps