Riff clássico de "Smoke On The Water" fez Deep Purple ter problemas com a polícia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de março de 2023
O riff de "Smoke On The Water", clássico da banda inglesa Deep Purple, é um dos momentos mais marcantes da história do rock. Não há nenhum riff de guitarra tão famoso ou tão fácil de ser reconhecido logo nos primeiros segundos.
Escrito pelo guitarrista Ritchie Blackmore, o riff de "Smoke On The Water" quase causou problemas ao Deep Purple, como pode ser conferido em matéria especial publicada na edição de março da Classic Rock.
O Deep Purple estava gravando "Smoke On The Water" em um estúdio de gravação móvel que não tinha isolamento acústico, o que proporcionou uma visita pra lá de indesejada.
"Não havia isolamento acústico e estávamos gravando à noite. Um barulho e tanto!", afirmou Paice, em trecho da entrevista publicado pelo site Music News.
"Nós tocamos ‘Smoke On The Water’ lá, e o riff que eu inventei no calor do momento. Eu apenas toquei junto com lan Paice. Roger Glover [baixista] se juntou a nós. Nós saímos para a unidade móvel, estávamos ouvindo uma das tomadas, e houve algumas batidas na porta. Era a polícia local, e eles estavam tentando parar tudo porque estava muito alto. Sabíamos que eles estavam vindo para fechar tudo (...). Então, eles estavam do lado de fora batendo na porta e sacando suas armas... Estava ficando bem hostil", disse Blackmore.
"Eram cerca de duas da manhã, os vizinhos estavam reclamando. Trancamos todas as portas (...) Então, tivemos que parar a gravação antes que a polícia invadisse e nos expulsasse", relembrou o falecido Martin Birch.
No final das contas, o Deep Purple conseguiu finalizar a gravação de "Smoke On The Water", que se tornou um dos maiores hits da história do rock. A música é faixa de "Machine Head", sexto álbum do grupo, lançado em março de 1972.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps